segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROFESSOR = PROFISSÃO: GUERREIRO

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR
Sócrates dizia que “O verdadeiro mestre não ensina, desperta em seus discípulos o espírito do conhecimento”. Parabenizamos a todo Professor nesta data tão importante. Dia de comemoração, sim, mas também de reflexão sobre o nosso papel quanto educador, quanto cidadão dentro de uma sociedade em constante mutação. Sociedade esta que vive uma enorme evolução científico-tecnológica, mas sofre com problemas tão elementares, como falta de água, energia, saneamento, trabalho e alimento em muitos e muitos lares.
Qual é o nosso papel como educador dentro de uma sociedade tão desigual? Será que estamos contribuindo para formarmos cidadãos conscientes, críticos, conhecedor dos seus direitos e deveres ou pessoas subservientes, apáticas e medrosas?
Paulo Freire disse “Educar é um ato político, ou você educa para transformar a sociedade para melhor, ou você educa para manter um sistema opressor aumentando assim esse abismo enorme entre as classes sociais”.
Comemoremos com muita alegria esse dia, embora haja a consciência de quanto é árdua essa labuta do dia-a-dia em sala de aula, às vezes em situações não muito favoráveis, com condições precárias e sem a valorização merecida. Entretanto, é mais que sabido: a educação é a mola mestre de qualquer nação, e o Professor um dos elos mais fortes.
Um forte abraço a todos os profissionais da educação de nossa querida SENADOR ELOI DE SOUZA, de todo o mundo e que Deus os ilumine, os oriente e os fortaleça para que possam dar o melhor de si aos nossos educandos.
Parabéns!
Ozael Teodosio de Melo (Baía)

Nenhum comentário:

Postar um comentário