sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AGRICULTORES DEVEM FICAR ATENTOS AOS PRAZOS DE INSCRIÇÃO DO GARANTIA SAFRA

Os agricultores familiares das áreas abrangidas pelo seguro Garantia-Safra devem ficar atentos aos prazos de inscrição e adesão ao programa. Esse é o momento de os agricultores procurarem as instituições/empresas de assistência técnica do seu Município e fazerem as inscrições. 
Cada Estado tem uma data limite para inscrição e adesão. Em Minas Gerais e em parte da Bahia, por exemplo, as inscrições foram realizadas em setembro. De outubro de 2012 a fevereiro de 2013, serão realizadas nos demais Estados do Nordeste e em parte da Bahia. 
"É importante o agricultor primeiro fazer sua inscrição e, em seguida, procurar a Prefeitura para solicitar o boleto de pagamento. A adesão acontece no momento em que o agricultor paga a taxa ao Fundo Garantia-Safra, o que é feito nas agências da Caixa Econômica Federal e nos seus correspondentes bancários, a exemplo das lotéricas", explica a Coordenadora do Garantia-Safra, Dione Freitas. 
Ela ressalta que o Garantia-Safra é um seguro com recursos provenientes do Fundo Garantia-Safra, formado por contribuições da União, dos Estados, dos Municípios e dos próprios agricultores familiares. 
Os agricultores devem cumprir duas etapas para garantir sua participação no programa. Primeiro: procurar um escritório de assistência técnica ou Sindicato de Trabalhadores Rurais para fazer sua inscrição. Segundo: pegar o boleto na Prefeitura e efetivar o pagamento. 
Para fazer a inscrição, o agricultor precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Caso não tenha a DAP, precisará fazer a DAP específica para o Garantia-Safra. Para isso, deve procurar as empresas de assistência técnica nos Municípios, as Emateres. 
Prazos para inscrição dos agricultores para a safra 2012/2013
Até 20 de dezembro de 2012 - Rio Grande do Norte (região 1) Até 15 de janeiro de 2013 - Pernambuco (região 2) e Rio Grande do Norte (região 2) 
Prazos para adesão (pagamento do boleto) dos agricultores para a safra 2012/2013
Até 31 de janeiro de 2013 - Rio Grande do Norte (Região 1) e Paraíba (Região 2). 
Até 28 de fevereiro de 2013 - Pernambuco (Região 2) e Rio Grande do Norte (Região 2).

Um comentário:

  1. Concurso em elói de souza?! como assim? oba! eu não estava sabendo! até que enfim! pois pela primeira vez eu vou ter a oportunidade de trabalhar na minha querida cidade se vier a ser aprovado no concurso. Já que eu não consigo bajular nenhum político para ocupar um cargo público ilegalmente. Parabéns para quem tornou isso possível. Mas precisamos ficar atentos, pois eu não duvido que fraudes não possam acontecer. Ainda bem que temos pessoas conscientes na nossa cidade que com certeza irá acompanhar de perto todo o processo de selção. Eu acredito nisso.

    ResponderExcluir