quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESTIAGEM PREJUDICA A PRODUÇÃO DE RAPADURA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Do Globo Rural – O calor combinado com a estiagem dos últimos meses prejudicou a safra de cana-de-açúcar em Pernambuco. Lavouras foram perdidas e até a produção de rapadura enfrenta dificuldades. 
A produção de rapadura é a principal atividade do Município de Santa Cruz da Baixa Verde, no sertão de Pernambuco. Mas por causa da seca que afeta as pastagens, os pecuaristas estão usando como forragem para os animais a cana-de-açúcar, principal matéria prima utilizada para a produção do doce. 
De acordo com dados do Instituto Agronômico de Pernambuco, de janeiro a outubro deste ano choveu no Município aproximadamente 260 milímetros. O volume é 72% menor do que no mesmo período do ano de 2011. A falta de chuva também diminuiu a produtividade dos canaviais da região. 
A vegetação cada vez mais amarelada predomina no alto das serras. Em uma das propriedades da região todo o canavial virou palha. Os 17 hectares de cana-de-açúcar plantados há três anos não vingaram. 
Em outubro de 2011, o dono de engenho produziu por mês, em 100 hectares, 960 toneladas de cana-de-açúcar. Um ano depois, a produção caiu praticamente pela metade, dando apenas 500 toneladas por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário