terça-feira, 24 de julho de 2012

MULHERES QUE TRABALHAM DURANTE MUITAS HORAS ENGORDAM MAIS

Mulheres adultas que trabalham durante muitas horas seguidas têm mais chances de engordar e de apresentar doenças associadas ao excesso de peso, concluiu uma nova pesquisa feita na Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália. Segundo o estudo, publicado no periódico International Journal of Obesity, o maior risco é apresentado por aquelas cuja jornada de trabalho é de ao menos 35 horas por semana. 
Ao todo, participaram da pesquisa 9.276 mulheres entre 40 e 50 anos de idade que estavam inscritas no Estudo Longitudinal Australiano sobre Saúde da Mulher. Após dois anos, 55% das participantes haviam engordado — em média, elas ganharam 1,5% do peso inicial. 
Os autores concluíram que o fato de estar empregada já é um fator de risco para um maior ganho de peso entre mulheres dessa faixa-etária. Além disso, eles indicaram que aquelas que trabalhavam por ao menos 49 horas por semana eram também mais propensas a fumar, consumir bebida alcoólica e a praticar pouca ou nenhuma atividade física — sugerindo uma forte associação entre horas de trabalho e estilo de vida sedentário. 
Para a coordenadora da pesquisa, Nocole Au, esses resultados devem incentivar novas políticas públicas que busquem reduzir a jornada de trabalho da mulher, assim como aumentar a prática de exercícios físicos, a fim de melhorar a saúde daquelas com mais de 40 anos. 
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário