sábado, 31 de dezembro de 2011

PARABÉNS SENADOR ELOI DE SOUZA PELOS SEUS 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Vista aérea da cidade de Senador Eloi de Souza
Centro da Cidade - Praça e Igreja Nossa Senhora de Lourdes
É neste sábado, (31/12/2011), que o Município de Senador Eloi de Souza completa seus 53 anos de emancipação política.
A lei sancionadora que deu a Senador Eloi de Souza a condição de cidade foi em 31 de dezembro de 1958.
A denominação atual foi dada pela Lei Estadual nº 3.032, de 31/12/1963, substituindo o tradicional nome de Caiada. A mudança aconteceu pelo fato de um Deputado Estadual querer homenagear o Senador Eloi de Souza, filho de Macaiba, cuja cidade, o povoado de Caiada pertenceu.
Conheça um pouco da história da emancipação de Senador Eloi de Souza
Às margens do rio Jundiaí nas proximidades de Serra Caiada ou Caiada de Cima, como também era chamada, surgiu um povoado que foi chamado pelos seus habitantes de Caiada de Baixo. No começo do século XIX, quando teve início seu povoamento as suas terras já eram utilizadas para o cultivo da lavoura e a pecuária.
Na busca pela sua autonomia política a povoação de Caiada de Baixo passou por vários municípios. Pertenceu até 1833, a São Gonçalo do Amarante. Nos idos de 1874 fazia parte do município de Macaíba, e em 1953 passou a integrar o município de Serra Caiada.
No dia 31 de dezembro de 1958, através da Lei Estadal nº 2.335, de 31/12/1958, a localidade desmembrou-se de Serra Caiada, com o nome de Caiada.
Pela Lei Estadual nº 3.032, de 31/12/1963, o Município de Caiada passou a denominar-se de Senador Eloi de Soluza.
Faz parte do Estado do Rio Grande do Norte, possui uma densidade populacional de quase 28,52 habitantes por km quadrado segundo o IBGE.
Limita-se com os Municípios de São Paulo do Potengi, São Pedro, Serra Caiada, Bom Jesus e Lagoa de Velhos.
Data da emancipação e instalação: 31/12/1958
Distância da Capital: 65 km
Área Territorial: 167,6 km²
População: 5.906 (IBGE/2007)
Prefeito atual: Kerginaldo Medeiros de Araújo
Presidente da Câmara Municipal: Antonio Victor da Silva Neto.
Do Blog: Aqui vai os nossos parabéns a nossa querida Senador Eloi de Souza e que Deus possa cada vez mais iluminar seus moradores, dando muita paz, saúde e felicidade. Lamentando que a Prefeitura Municipal, mais uma vez, tenha deixado passar despercebido, tão importante data para os Eloidesouzenses e principalmente para a sua história.

Um comentário:

  1. Ozailton, assim como temos nossas histórias para contar, nossa terra tem a dela, da qual somos parte. Estou escrevendo um livro de memórias, que será lançado ao público em maio/2012, e Senador Elói de Souza tem um tratamento especial. Agradeço pelo fato de também destacá-la neste informativo e pedimos aos conterrâneos que também a amem. Ela merece!!!

    ResponderExcluir