domingo, 7 de fevereiro de 2010

IBGE publica Edital de Processo Seletivo para Recenseadores do Censo 2010

Existem 191.972 vagas temporárias em todos os 5.565 Municípios brasileiros. Os aprovados trabalharão no censo 2010. Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau), ter nacionalidade brasileira ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade. Os candidatos também precisam estar com 18 anos completos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Não poderão concorrer servidores da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, ou empregados de suas subsidiárias e controladas, bem como os contratados temporário nos últimos 24 meses. As inscrições terão início a partir de 26/02/2010 e a taxa de inscrição será de R$ 18,00 (dezoito reais).
No dia 05/02/2010 foi publicado no Diário Oficial da União, o Edital do Processo Seletivo Simplificado para Recenseador. Os aprovados irão trabalhar na coleta de dados do Censo 2010, por um período que pode chegar até cinco meses.
As inscrições poderão ser feitas em postos existentes em todos os municípios, ou na página da Fundação Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br/). Os candidatos terão que se inscrever na área de trabalho do município onde desejam trabalhar, lembrando que há municípios com mais de uma área de trabalho. Essa exigência também se aplica aos que se inscreverem pela internet .
As provas ocorrerão simultaneamente em todos país, em locais a serem divulgados a partir de 18 de maio. Haverá 50 questões objetivas: Lingua Portuguesa (10), Matemática (10), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Técnicos, baseados no Estatuto dos Conhecimentos Técnicos a serem aplicados no Censo Demográfico 2010 (20), conforme previsto no Edital.
Os classificados nas provas objetivas farão um treinamento, com caráter eliminatório e classificatório. A efetivação dos contratos de trabalho está condicionada ao resultado do teste final. A previsão é que o trabalho dos recenseadores sejam concluídos em até cinco meses. Eles serão pagos por produção, com base na quantidade de domicilios recenseados, e também terão direito a 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e a produção. Veja quadro abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário