segunda-feira, 4 de junho de 2012

VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA CONTINUARÁ ATÉ O DIA 15 DO CORRENTE MÊS

O encerramento na quinta-feira (31/05/2012) da primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa no Rio Grande do Norte, pelo Ministro Mendes Ribeiro, da Agricultura, não suspendeu as vacinações no interior do Estado. Uma autorização especial do MAPA permite que os criadores continuem a vacinar até o próximo dia 15 do mês em curso, data em que todos deverão comprovar a imunização do rebanho junto aos escritórios do Idiarn – o Instituto de Defesa Animal. 
Até quinta-feira, das 862 mil doses disponíveis nas lojas de produtos veterinários, 750 mil doses haviam sido vendidas – uma sobra de 10%. Desde sábado (02), com a aprovação no último dia 30/05/2012 da lei de iniciativo do Deputado Walter Alves (PMDB), tornando a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, entidade de utilidade pública, uma parceria com o Idiarn permitirá que mais 110 mil vacinas sejam distribuídas gratuitamente aos criadores do interior do Estado. 
As 300 mil doses adicionais anunciadas pela Governadora Rosalba Ciarlini, no recente encontro que manteve com as lideranças rurais na residência oficial de Morro Branco, não aconteceu. “Como muitos criadores já tinham doses de vacina à sua disposição, resolveu-se adquirir apenas 110 mil nesse momento”, explicou hoje José Vieira, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte. 
Vieira explicou que ainda que existe muita controvérsia sobre o atual rebanho do Estado, já que a seca poderia estar reduzindo substancialmente esse número. 
Anteriormente, estimava-se o rebanho bovino do RN em um milhão de cabeças. “Hoje, não podemos dizer qual é esse número”, admitiu. 
Para continuar o trabalho de vacinação, que deve começar efetivamente durante toda a próxima semana, o Idiarn e a Emater estão recrutando 90 pessoas para o trabalho entre os seus quadros. A idéia é conseguir melhorar ao máximo os resultados da primeira campanha, tendo em vista a excepcionalidade da estiagem deste ano. Ou seja, melhorar o desempenho do Estado até a sorologia a ser realizada por técnicos do Ministério da Agricultura em agosto vindouro. 
A aplicação dessas doses do convênio será feita por agulha oficial, ou seja, vacinação assistida pelos Técnicos do Idiarn e da Emater. Somadas as comercializações e doações, estão disponíveis 962 mil doses da vacina. Só no próximo dia 15 serão conhecidos os números oficiais da vacinação, já que esta é a data final para os criadores declararem que a vacinação foi feita em um dos escritórios do Idiarn na capital e no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário