sábado, 9 de junho de 2012

PRESIDENTE DO URUGUAI VIVE EM CHÁCARA E DOA 90% DO SALÁRIO

Mujica Presidente do Uruguai
O uruguaio José “Pepe” Mujica, o Chefe de Estado mais pobre do continente, vive em condições de austeridade e conserva o mesmo patrimônio que possuía quando chegou ao poder, em 2010: uma humilde chácara a 20 quilômetros de Montevidéu e um fusca modelo 1987, avaliado em US$ 1.925. Mujica doa 90% dos US$ 12.500 que recebe mensalmente a programas sociais. 
Quando o Uruguai recuperou sua democracia, em 1985, Mujica, um ex-guerrilheiro tupamaro, saiu da prisão e disse que todos em seu país deviam aprender a “viver como pobres”. E foi o que ele fez. Junto com sua companheira, a Senadora e também ex-tupamara Lucia Topolansky — que, ao contrário do Presidente, pertencia a uma família de classe alta — mudou-se para a chácara e construiu uma vida simples. 
Na semana passada, Mujica, de 77 anos, foi notícia no Uruguai por ter saído sozinho para comprar uma tampa de privada. Na volta para casa, o Presidente foi visto pelos jogadores do Huracán del Paso de la Arena, um time local, que o chamaram para comer um churrasco e conversar. E lá foi Mujica, com a tampa de privada debaixo do braço.
— A simplicidade do Presidente não é pose — contou o Jornalista do “El País” Eduardo Delgado. — Participei de várias viagens presidenciais, e todos fomos com Mujica em aviões de companhias comerciais e em classe econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário