quarta-feira, 13 de junho de 2012

UM TERÇO DA POPULAÇÃO NÃO TEM CONTA NO BANCO

Mais de um terço da população brasileira não tem conta bancária, aponta pesquisa divulgada hoje pela CNI-Ibope (Confederação Nacional da Indústria e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). De acordo com o levantamento, 60% das pessoas que não utilizam conta bancária alegam não ter condições para isso. 
Entre aqueles que possuem conta bancária, 35% dos entrevistados utilizam tanto a conta corrente quanto à poupança, mas apenas três em cada 10 brasileiros guardam dinheiro. Dos que guardam 68% utilizam a caderneta de poupança. Em relação à renda familiar, apenas 8% daqueles que têm renda maior do que 10 salários mínimos não possuem conta bancária. Já entre aqueles que recebem até um salário mínimo, 64% não está incluídos no sistema. 
O meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros ainda é o dinheiro –apenas 13% da população usa o cartão de crédito como principal meio de pagamento. A pesquisa revelou também que o serviço bancário mais utilizado pela população é o pagamento de contas –76% usa este serviço. O auto-atendimento é utilizado por 68% das pessoas, e a internet, por 15%. A pesquisa considera o uso do sistema nos últimos 12 meses. 
Foram entrevistados 2.002 eleitores a partir de 16 anos entre os dias 16 e 19 de março de 2012 em 141 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para baixo ou para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário