segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MORRE O SENADOR MINEIRO ELISEU RESENDE

Do G1
SENADOR ELISEU RESENDE MORRE AOS 81 ANOS EM SÃO PAULO Ex-Ministro e ex-Deputado estava internado desde 30 de novembro.
Ele tinha um tumor no intestino e chegou a passar por duas cirurgias.
O Senador Eliseu Resende (DEM-MG) morreu neste domingo (02/01/2011), aos 81 anos, em São Paulo. Ele tratava um tumor no intestino e estava internado desde o dia 30 de novembro no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.
Ele descobriu o tumor quando foi internado para fazer um check-up. Passou por duas cirurgias, nos dias 8 e 24 de dezembro. No sábado (1º/01/2011), apresentou insuficiência renal.
Segundo a assessoria do Senador, Eliseu Resende morreu às 20h. O velório deve ser na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Engenheiro Civil nascido em Oliveira (MG), Resende foi Diretor-Geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) de 1967 a 1974, Ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo, de 1979 a 1982, e assumiu o Ministério da Fazenda no governo Itamar Franco. Também presidiu Furnas e Eletrobras. Foi eleito Deputado Federal em 1994, 1998 e 2002. Em 2006, elegeu-se Senador.
O Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decretou luto de três dias pela morte de Resende.
Em nota, afirmou que o colega de parlamento era "visionário" e que deixa "relevantes realizações" nas áreas energética, tributária, de recursos hídricos, de infraestrutura, dos direitos humanos e do meio ambiente.
"Visionário e dinâmico, Eliseu Resende desempenhou notável papel no trabalho de integração viária do Brasil, tendo sido o autor do Plano Rodoviário Nacional, responsável pelo asfaltamento da Belém-Brasilia, pela construção da Transamazônica e da ponte Rio-Niterói", lembrou Sarney.
O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), definiu Resende como um “brasileiro de qualidade” e “homem de passado limpo”. “O conheci quando fui Prefeito de Natal e ele era Ministro dos Transportes. Ele foi um grande Ministro. Era um companheiro, a quem o partido entregava todos os assuntos relacionados a transporte e infraestrutura. Sempre oferecia uma opinião primorosa, honesta”, disse.
O Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), emitiu nota de pesar pela morte. O tucano lamentou a perda do parlamentar, citando Resende como "companheiro de tantas jornadas".
“Registro com pesar a perda para Minas de um dos mais íntegros homens públicos de sua história. O Senador Eliseu Resende sintetizou a vocação mineira para a política e para o debate de ideias. Deputado, candidato a Governador, Ministro e Senador, sempre primou pela defesa dos interesses dos mineiros e da nossa terra. Pautando-se sempre pela sabedoria do contraditório, permanentemente defendeu o debate público como instrumento máximo da valorização da democracia."
Por meio de sua assessoria, o ex-Presidente e Senador eleito Itamar Franco manifestou pesar e afirmou que Resende foi um "lutador".
“Enquanto Prefeito de Juiz de Fora e ele, Diretor-Geral do DNER, e posteriormente como ministro dos Transportes, mantivemos vários contatos. No meu governo, foi Ministro da Fazenda. Ele sempre foi um defensor dos interesses mineiros, foi um lutador e notável engenheiro, conhecido nacionalmente. Recebi com muita tristeza a notícia do seu falecimento. Foi um excelente Deputado e Senador. Perdemos um amigo. Minas perde um dos seus filhos mais ilustres. Que Deus o receba em sua infinita bondade."
Pelo Twitter, o Senador Hélio Costa (PMDB-MG) lamentou a morte de Resende, a quem chamou de "amigo e ilustre Senador".
Do Blog: O Senador Eliseu Resende cumpriu metade do seu mandato, ele ainda tinha 4 anos pela frente.Com seu falecimento o mandato será exercido pelo suplente, Clésio Soares de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário