segunda-feira, 11 de maio de 2015

O LEGADO DE UMA MATRIARCA: DONA LUZIA PAULINO...

Por Ozailton Teodósio de Melo... 
Perdão, leitores, mas agora vou tratar de um assunto de caráter doméstico. A gratidão e a responsabilidade de passar adiante um exemplo de vida me fazem imperiosa esta abordagem.
Pois bem:
Nesta quina-feira (07 de maio de 2015), a matriarca da Família Paulino, Dona Luzia Paulino, nos deixou e partiu para o encontro eterno com Deus.
Partiu, é verdade, mas deixou um legado de honradez; e um conceito irretocável do que vem a ser uma verdadeira família vitoriosa, unida e acima de tudo, muito feliz.
Dona Luzia Paulino foi muito mais do que uma boa mulher, mãe, irmã, tia, avó, bisavó, sogra etc e tal. Foi, sobretudo, um exemplo de pessoa: uma mulher talhada para os desafios, e habilidosa para suplantar dificuldades.
Dona Luzia Paulino foi ao mesmo tempo: Arquiteta, Engenheira e Mestre de Obras de grandes projetos de família, de humanidade e, sobretudo, de fé.
Com ela muitos aprenderam que a união é pedra de toque para o sucesso da família; que a solidariedade é o mais fraterno dos gestos e um atendimento às ordens divinas; e que a fé (perdão pela mesmice) remove montanhas. Afinal, a sua trajetória se deu por uma estrada longa e cansativa, mas que ela muito bem a pavimentou removendo montanhas de dificuldades suplantadas pela fé e pela perseverança…
Dona Luzia Paulino foi uma lição de como é perfeitamente possível vencer na vida sem, necessariamente, arredar o pé do senso de justiça; sem ter que atropelar sonhos e sentimentos alheios para alcançar o êxito…
Ao lado de seus familiares, Dona Luzia Paulino idealizou, editou, promulgou e fez cumprir códigos de ética e de convivência humana capazes de tornar grande qualquer família, sobretudo as de origem modesta e humilde como a dela. 
Pêsames 
Em um momento como este, não há muitas palavras para ser dita, talvez uma mensagem, um abraço seja o melhor que alguém possa exprimir, contudo, não posso ficar em silêncio, sinto a necessidade de ser mais do que um gesto, preciso assinar minha atitude com um abraço e algumas palavras.
Infelizmente, todos nós temos o mesmo destino, e ninguém parte antes ou depois do momento correto, tudo acontece no tempo devido. Não compreendemos e por isso, muitas vezes nos revoltamos com a vida, contudo, o arquiteto de nossa existência sabe exatamente até onde podemos ir.
Não podemos questionar as razões, temos que apenas aceitar as coisas da melhor maneira possível, não adianta brigarmos, lutarmos, nada trará a pessoa de volta. Dona Luzia Paulino partiu para o descanso, cumpriu seus afazeres neste plano, agora tudo que ela precisa é continuar em outro lugar e, com certeza, não deixará de olhar para quem ficou para trás.
Nosso tempo continua, ficamos com a saudade e com o sentimento de não podermos fazer nada a respeito, a não ser, como disse, aceitar… Sei que a saudade é fresca e, que agora nada melhor que um abraço e “estou aqui”, mas, como disse, não quero ser apenas uma palavra de incentivo, quero ser muito mais do que isso, quero continuar amigo da família, como sempre foi.
No mais, como bem diria Dona Luzia Paulino: Deus te abençoe, te faça feliz e os Santos Anjos te acompanhem.

Um comentário:

  1. Existem pessoas que deixam suas marcas bem profundas em nossos corações... eis um exemplo!

    ResponderExcluir