terça-feira, 30 de novembro de 2010
IBGE DIVULGA NÚMEROS OFICIAIS DO CENSO 2010
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
UTILIDADE PÚBLICA: O BLOG DO OZAILTON DISPONIBILIZA CONSULTA AO BOLSA FAMÍLIA
domingo, 28 de novembro de 2010
NADA MUDOU! SAÚDE DE SENADOR ELOI DE SOUZA VAI DE PIOR A PIOR E TEM ATÉ AMBULÂNCIA FAZENDO TRANSPORTE DE MERENDA ESCOLAR
Conforme informações de populares e de pessoas ligadas à saúde do Município, os PSFs da cidade encontram-se há dias sem prestar os serviços de suas finalidades, deixando a população, principalmente da zona rural, devidamente prejudicada. E ainda pior, as pessoas que adoecerem e necessitar de um transporte para se locomover até a maternidade para ver se consegue ser atendida, não tem a prestação deste serviço, pois foi determinado que as ambulâncias não se deslocaria para ir buscar nem um doente, a não em caso de urgência, urgentíssima, caso contrário o paciente tem que se virar para chegar até a maternidade.
Essa semana aconteceu de um paciente que reside na zona rural e se encontra em repouso absoluto pelo fato de tido um pré-infarto e não poder fazer muito esforço precisar de um transporte para se deslocar até Parnamirim para realizar uns exames e teve o transporte negado pelo Município, tendo o transporte sido feito por um irmão do paciente. Outro caso que também aconteceu foi com uma senhora que reside na Lagoa da Ema, zona rural do Município que estava sentindo contrações para ganhar neném e teve que fretar um transporte para chegar até a maternidade da cidade.
Como se tudo isso não bastasse, outro fato até vergonhoso de ser relatado vem acontecendo em Senador Eloi de Souza, é o transporte para distribuição de merenda escolar para as escolas do Município, vem sendo feito em uma ambulância. Isto é realmente incrível e só acontece em Senador Eloi de Souza... ksksksksksksksk
Mas grande parte da população acredita que a coisa em Senador Eloi de Souza não vai ficar assim não, vai piorar! O Prefeito conta com a maioria dos Vereadores e não está nem aí para a população. E haja sofrimento para as pessoas carentes que precisar dos serviços da saúde do Município.
MEGA-SENA A C U M U L O U OUTRA VEZ!!
Veja os números sorteados: 10 – 16 – 20 – 26 – 49 – 55.
A quina teve 83 bilhetes premiados e cada um vai receber o valor de R$ 25.186,56, já a quadra pagará a 6.028 bilhetes no valor cada um de R$ 495,42.
AMÉRICAS/RN PERDE PARA O BRASILIENSE E AMBOS SÃO REBAIXADOS PARA A SÉRIE “C” DO BRASILEIRÃO
Além de torcer por tropeços de Guaratinguetá e Vila Nova, para subir posições na tabela, as duas equipes entraram em campo cientes de que dependiam de uma vitória para escapar da degola. Logo aos 17 minutos do primeiro tempo, o América-RN abriu o placar com Marcelo Brás.
O Brasiliense pressionou e acertou a trave em duas tentativas de empatar o jogo. No segundo tempo, o técnico Andrade colocou Adrianinho no lugar de Sandro e Acosta, reforçando o ataque do Jacaré. A mudança surtiu efeito com um gol de Acosta na marca dos 28 minutos.
A virada do Brasiliense veio logo após uma cobrança de escanteio aos 40 minutos, com Djavan empurrando a bola para o fundo das redes do time da casa, sem chances para o goleiro Tutti. Na seqüência o América contou com as expulsões de Bebeto e Everton.
Com a vitória do Vila Nova sobre o São Caetano por 2 a 1, o América-RN e o Brasiliense foram rebaixados para a terceira divisão do campeonato, ao lado de Santo André e Ipatinga. Ao final da rodada, o Jacaré somou 46 pontos e encerrou o campeonato no 16º lugar. Já o Mecão, derrotado em casa, ficou na lanterna do torneio, com apenas 41 pontos.
AMÉRICA-RN 1 X 2 BRASILIENSE
Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Data: 27 de novembro de 2010, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília - 16 horas no horário local)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Cartões amarelos: Evérton (América-RN), Bebeto, Ferrugem e Thiaguinho (Brasiliense)
Cartões vermelhos: Éverton (América-RN), Bebeto e Ferrugem (Brasiliense)
GOLS: AMÉRICA-RN: Marcelo Brás, aos 17 minutos do primeiro tempo
BRASILIENSE: Acosta, aos 28 minutos do segundo tempo e Djavan, aos 40 minutos do segundo tempo
AMÉRICA-RN: Rodolpho; Cafu, Negrette, Alexandre da Luz e Berg; Eliélton (Saulo), Everton, Vélber (Adalberto) e Rone Dias; Marcelo Brás e Washington (Vavá)
Técnico: Dado Cavalcanti
BRASILIENSE: Eduardo; Cicinho, Santiago, Fábio Braz e Dieguinho (Bebeto); Luciano Totó (Adrianinho), Ferrugem, Thiaguinho e Adriano Felício (Acosta); Aloísio Chulapa e Djavan
Técnico: Andrade
KASSIA, A ANIVERSARIANTE DESTA SEXTA-FEIRA (26/11/2010)
Kassia, aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.
Mais uma janela se abriu diante de seus olhos, mais um espinho foi retirado da flor, restando apenas à beleza de tão bela data, que é o dia 26 de novembro, lembre-se antes tarde do que nunca.
Os sintomas da felicidade se traduzem no otimismo, na fé e na esperança.
Continue firme trilhando pelos caminhos da vida, pois um dia encontrarás o mais belo jardim, o jardim que representará a realização de seus maiores sonhos.
Que Deus te ilumine, todos os dias de sua vida.
Feliz Aniversário.
Ozailton, Raimundinha, Karoline e Jéssica
sábado, 27 de novembro de 2010
MEMÓRIA: PRODUTOR RURAL E PROFESSOR COMENTA O LIVRO “A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE PATU”, LANÇADO HÁ 27 ANOS
O produtor rural, Professor de História e Diretor do Sindicato Rural de Patu, Petronilo Hemetério Filho, concedeu entrevista sobre o livro de sua autoria “A História do Município de Patu”, que foi lançado em 1983 pela Gráfica do Senado e reeditado em 2005 pela Coleção Mossoroense. Na conversa, o Professor falou um pouco sobre o processo de criação do livro, as suas pesquisas em várias cidades e da alegria de ser um Educador em um Estado que valoriza muito pouco a educação e o seu passado.
Um pouco de sua história com a educação em Patu
Comecei a me interessar pelo magistério com a inspiração maior do meu bisavô, Aderaldo José de Moura. Que foi o primeiro professor de Patu. Sobre a minha História, como Professor, ela começou com o meu curso de História em Natal. Depois disso, lecionei durante 30 anos em Patu e formei muitas turmas. Atualmente a cidade possui mais de 150 professores formados pelo meu velho mestre, o Professor Aderaldo.
Pesquisa para o livro e a sua publicação
A História de vários Municípios e Estados está apagada ou esquecida por muita gente. E afirmo que não foi fácil a minha pesquisa. Comecei pela busca de dados nas Prefeituras de Patu, Martins, Apodi, Portalegre e Caraúbas e também nas Arquidioceses desses Municípios e em seus cartórios. Sobre a publicação, eu contei com a inestimável ajuda do Ex-Senador Martins Filho, que possibilitou que o livro fosse impresso na Gráfica do Senado, em 1983. Nessa primeira edição, foram 11 anos entre a pesquisa inicial e sua publicação. Ao todo foram 200 livros nessa safra.
Sobre a reedição de 2005, pela Coleção Mossoroense
A edição de 2005 foi maior. Levei mais três anos em novas pesquisas para ampliar o livro, que saiu com o apoio total da Coleção Mossoroense. Nessa leva foram 476 livros.
Pretensão de escrever novos livros
Tenho esse sonho sim, mas acredito que ele vai aguardar mais um pouco. Vamos dar tempo ao tempo. Já fui cobrado até pelo Desembargador Rafael Godeiro sobre uma nova publicação.
Palavra do Professor...
Eu acredito que quando se faz um trabalho por vocação ele tende a ser bem feito. E foi o que fiz durante esses 30 anos no magistério de Patu.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
PARABÉNS PARA O AMIGO CID ARRUDA!
Ao amigo Cid Arruda, que quando Prefeito trabalhou incansavelmente pelo Município e é por isso que até hoje sua administração é elogiado pelos Novacruzenses, embora atrasado, quero nesta oportunidade levar o meu abraço a esse político que é um exemplo de dedicação, competência e responsabilidade, desejando muita saúde, paz e sucesso.
Cid Arruda atualmente é Chefe de Gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e é também um político de muita influência, determinado que gosta de Nova Cruz e trabalha muito por aquela cidade. Mesmo não sendo o Prefeito vive constantemente buscando melhorias para sua terra.
Parabéns Cid Arruda e parabéns Nova Cruz por ter uma pessoa assim como você!
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DO POTENGI ELEGE NOVA PRESIDENTE PARA O BIÊNIO 2011/2012
Contando com os votos dos Vereadores João Cabral, Titico, Assis Araújo, Erivan e o voto dela própria, elegeu-se, derrotando o candidato do Prefeito Azevedo por 5 votos a 3, pois teve uma abstenção, o Vereador Thiago que votaria também em Nericivan, foi precionado pelos Vereadores do PMDB com a perda do mandato e preferiu abster-se de votar.
O candidato opositor foi o Vereador Getúlio, que obteve 03 votos. O dele próprio, o dos Vereadores Joyce e o de Savinho. Em seu o discurso, Getúlio disse que "existe uma grande conspiração para atrapalhar a administração de Azevedo", por parte das lideranças da oposição de São Paulo do Potengi.
Getúlio sonhava contabilizar pelo menos quatro votos, mas o vereador Thiago do mesmo PMDB, absteve-se de votar.
O Prefeito da cidade de São Paulo do Potengi, Azevedo (PMDB) fecha o segundo ano do seu mandato contabilizando uma derrota e sinais de que seu relacionamento com o Poder Legislativo poderá não ser dos melhores.
A Vereadora Nericivan se elegeu com extrema facilidade, como se o Prefeito Azevedo não tivesse nem aí!
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, ficou com a seguinte composição:
Presidente: Vereadora Nericivan (PSB)
Vice-Presidente: Vereador Titico (PR)
Primeiro Secretário: Vereador João Cabral (PT)
Segundo Secretário: Vereador Erivan Alves (PSC)
DEPUTADO ESTADUAL WALTER ALVES VOTA PELO FIM DA REELEIÇÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISTIVA DO RIO GRANDE DO NORTE
Na oportunidade, os Deputados emitiram parecer favorável a proposta sendo o relatório apresentado e aprovado por unanimidade. Ao falar sobre o assunto, o Deputado Walter Alves (PMDB), Vice-Presidente da Comissão ressaltou: “Voto a favor do fim da reeleição, como descreve o relatório, e espero que todos os Deputados apóiem esta iniciativa”.
A Comissão, composta pelos Deputados Leonardo Nogueira (Presidente), Walter Alves (Vice-Presidente) e Márcia Maia (Relatora) informou que a PEC terá a primeira votação no dia 7 de dezembro e, depois, no dia 14 do mesmo mês, ainda este ano.
COMITÊ DE IMPRENSA ELEGE ROBINSON FARIA PARLAMENTAR DE LEGISLATURA E RICARDO MOTTA PARLAMENTAR DO ANO.
Votaram 36 jornalistas que cobrem regularmente os trabalhos da Assembléia.
Como Parlamentar da Legislatura foi eleito o Presidente da Assembléia, Deputado Robinson Faria (PMN).
Ele obteve 25 votos.
O segundo Deputado mais votado da Legislatura foi Paulo Davim (PV), com 4 votos.
Ainda foram votados: José Dias (PMDB) - 3 votos; Walter Alves (PMDB) – 2 votos; Fernando Mineiro (PT) – 1 voto; e Lavoisier Maia (PSB) – 1 voto.
Como Parlamentar do Ano foi eleito o 1º Secretário da Assembléia, Deputado Ricardo Motta (PMN).
Ele obteve 12 votos, seguido de José Dias com 10 votos e Fernando Mineiro com 9 votos.
Ainda foram votados para Parlamentar do Ano: Paulo Davim (PV) – 2 votos; Álvaro Dias (PDT), Getúlio Rêgo (DEM) e Robinson Faria (PMN) - 1voto cada.
Robinson Faria e Ricardo Motta receberá placas do Comitê de Imprensa.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
ESTÁ ACONTECENDO EM SENADOR ELOI DE SOUZA, A 1ª SEMANA DE CIÊNCIA E CULTURA
O evento está sendo acontecendo na Escola Estadual Desembargador Vicente de Lemos, com organização do Diretor da Escola, Professor Márcio Gley Cunha, Coordenadora Administrativa, Professora Maria Hortência Gomes de Melo, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Professora Terezinha Bezerra de Lima Morais, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio Professora Elda Gomes da Fonseca França, além dos Professores do Ensino Fundamental e Médio.
Confira a programação do evento:
Dia 23/11/2010
19h00m – Abertura
20h00m – Apresentação dos Idosos
Dia 24/11/2010
19h00m – Apresentação do Grupo de Capoeira
20h00m – Apresentação do Boi de Reis
Dia 25/11/2010
09h00m – Palestra sobre Eloi de Souza
Palestrante: Ms Tarcísio Gurgel
19h00m – Palestra “Folclore e Cultura nas Práticas Pedagógicas”
Palestrante: Profº Severino Vicente
20h00m – Apresentação de Mamulengos
Dia 26/11/2010
19h00m – Gincana da Ciência e Cultura
22h00m – Encerramento.
Veja algumas fotos da abertura deste acontecimento:
REGIÃO TRAIRÍ FESTEJA ROSALBA GOVERNADORA “O ABRAÇO DO PAPA E O CHEIRO DA ROSA”
As presenças da Governadora eleita Rosalba Ciarlini e do Deputado Estadual Vivaldo Costa já estão confirmadas. A festa deverá contar também com as presenças de diversas lideranças da região e será animada pelas bandas Ta na Cara e Dedim Gouveia.
CONCORRIDO O ANIVERSÁRIO DO DEPUTADO RICARDO MOTTA
O aniversário do Deputado Estadual Ricardo Motta, foi comemorado nesta quarta-feira (24/11/2010), entre familiares, amigos, assessores e companheiros de militância.
A comemoração ocorreu no gabinete da 1° Secretaria da Assembléia Legislativa, e contou com a presença dos Deputados eleitos, Fábio Dantas, Dibson Nasser, Gustavo Fernandes e George Soares.
Passaram também para felicitar o Deputado Ricardo Motta, os colegas Deputado Getúlio Rego, Larissa Rosado e Arlindo Dantas.
O blog do Ozailton, por sua vez vem desejar ao aniversariante, saúde felicidades, sucesso e muitas bênçãos de Deus que está por vir em sua vida.
NOTA DO DEPUTADO FEDERAL FÁBIO FARIA SOBRE A COPA DE 2014 EM NATAL
“Primeiro, gostaria de revelar toda minha indignação como cidadão, apaixonado pela minha cidade, e frustração como político do Rio Grande do Norte. Após uma luta desigual, contra outras capitais, conseguimos fazer com que Natal fosse escolhida uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, atraindo investimentos vultosos para infra-estrutura urbana, mobilidade, equipamentos esportivos e toda a indústria do turismo da capital e interior.
Passado o momento da definição como sede, cabe exclusivamente ao poder executivo – prefeitura e governo estadual – entendimentos e ações efetivas para o cumprimento dos prazos e metas estabelecidos pela Fifa, que já foram prorrogados. Através de interferências junto à CBF, conseguimos que a licitação fosse realizada apenas em novembro. Mas na data marcada, nenhuma empresa compareceu. Isso significa que os responsáveis não conseguiram elaborar um projeto viável para atrair o interesse das empresas, apesar da Assembléia Legislativa ter aprovado um fundo garantidor que, segundo argumentou o governo, asseguraria o sucesso da licitação.
Hoje à tarde, entrei em contato por telefone com o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que encontra-se em Assunção, no Paraguai, e só retorna ao Brasil no dia 6 de dezembro. Agendei uma reunião no Rio de Janeiro, dia 7, com a presença da Governadora eleita, Senadora Rosalba Ciarlini, e parlamentares que têm proximidade com o Presidente da CBF. Queremos saber se ainda há uma saída para que o Rio Grande do Norte não perca esta oportunidade única de desenvolvimento econômico. O novo governo que está chegando, com Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, está empenhado em realizar a Copa do Mundo em Natal.
Não vamos jogar a toalha.
“Vamos lutar até o final.”
Fábio Faria
Deputado federal
SENADOR JOSÉ AGRIPINO PROPÕE REFORMAS E GARANTE RELAÇÃO "CIVILIZADA" COM O PLANALTO
“A oposição precisa elaborar uma elenco de providências, uma agenda de compromissos com a educação, saúde, meio ambiente, de todos os fatos que interferem no dia a dia das pessoas”.
Eleito pela quarta vez para o Senado com mais de 950 mil votos, o Senador garantiu que vai continuar exercendo oposição ao governo do PT, mantendo uma relação “civilizada e republicana” com o Palácio do Planalto.
“Vamos pautar nossa relação com o governo federal com diálogo maduro, espírito público e transparente. Quem ganha, governa, cumpre compromissos; quem não ganha desempenha o importantíssimo papel de fiscalizar os atos do governo. E é isso que meu partido vai fazer. Cumprir papel diferente é enganar o eleitor”.
José Agripino contou que o Democratas quer e vai estabelecer uma relação de diálogo com o governo da Presidente Dilma Rousseff, mas já avisou que o partido não apoiará qualquer tentativa de censura da imprensa no Brasil e de aumento de impostos para o bolso do cidadão. “Não vamos votar contra o governo, ele terá nosso voto, mas também nossa vigilância. Na hora em que a liberdade de imprensa estiver sendo comprometida e o governo quiser aumentar a carga tributária para obter o equilíbrio fiscal, vão nos encontrar pela frente, em nome do interesse coletivo”.
A CAMPANHA ESTADUAL
Em relação a sua campanha para a reeleição ao Senado, Agripino contou que enfrentou momentos difíceis, como o fato de o próprio Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer campanha contrária à reeleição do líder do DEM pelo Rio Grande do Norte. “Por ser um líder de oposição, enfrentei uma campanha dura, com interferência externa do Palácio do Planalto. Até telemarketing o Presidente Lula fez pedindo votos contrários a mim. Mas o povo do RN, a quem aplaudo de pé, votou em quem quis e não em quem sugeriram que ele votasse”. O discurso do líder dos Democratas foi aparteado diversas vezes, entre elas pelo líder do governo, Romero Jucá, que elogiou a postura do parlamentar potiguar e também parabenizou pela vitória expressiva. “A campanha aguerrida do Rio Grande do Norte fez o Brasil olhar para o seu Estado. Além de parabenizá-lo quero registrar aqui a forma respeitosa e contributiva com que V. Ex ª faz oposição, deu grandes contribuições ao País por meio do seu mandato”, disse em plenário Romero Jucá.
José Agripino foi eleito na aliança que fez com a Senadora Rosalba Ciarlni – eleita Governadora do RN – e com o Senador Garibaldi Alves (RN) - também foi reeleito para a Casa. “Eu agradeço ao meu povo do RN e garanto que aqui, nesta Casa, eu e o Senador Garibaldi vamos lutar juntos pelos interesses do nosso Estado, sempre ao lado da Governadora do Rosalba Ciarlini”, assinalou José Agripino.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
RAIMUNDINHA É A ANIVERSARIANTE DESTA QUARTA-FEIRA (24/11/2010)
Aqui estamos para trazer em forma de mensagem o nosso grande carinho, amor e consideração que sentimos por você.
Aproveitamos também para levar o nosso abraço nesse dia especial de sua vida, quando Deus lhe sorrir com mais um ano de existência.
Nossos parabéns para você, que essa data iluminada se repita por muitas vezes sempre com saúde e realizações especiais.
Queremos levar, além dos nossos parabéns, o nosso agradecimento por ser esta mulher que você é. Boa esposa e boa mãe. Nós te amamos muito.
Que seus caminhos permaneçam sempre iluminados, para que você possa continuar a iluminar também aqueles que têm a oportunidade de trilhar com você um trechinho desta longa jornada!
Feliz Aniversário...
Seu esposo, Ozailton e suas filhas, Karol e Jessica
DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DEFINEM EMENDAS COLETIVAS DA BANCADA PARA O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO PARA 2011
“As quatro emendas consensuais vão contemplar a divulgação do turismo potiguar para todo o Brasil e também as Universidades Públicas com atuação no Rio Grande do Norte. No caso da UERN, decidimos pela construção de um hospital universitário materno-infantil em Mossoró, onde há curso de medicina, para oferecer oportunidade aos estudantes de fazer residência e ainda contribuir com os serviços de atendimento à saúde pública na região”, explicou Fábio Faria. Outras três emendas de remanejamento foram destinadas para a construção da Barragem do Bujari, em Nova Cruz, que terá capacidade de 33 milhões de metros cúbicos de água, ocupando uma área de bacia hidrográfica em torno de 553 km; o contorno rodoviário da cidade de Caicó; e a duplicação da Avenida Francisco Mota, em Mossoró.
Onze emendas foram indicadas por cada um dos deputados e senadores. O Deputado Fábio Faria apontou a instalação de um Campus Universitário da UERN na cidade de Apodi, o que vai beneficiar Municípios de toda a região do Médio Oeste; Fátima Bezerra sugeriu o projeto de expansão e fortalecimento do Instituto Federal de Ensino (IFRN); Felipe Maia indicou obras de drenagem e pavimentação para a cidade de Natal; Betinho Rosado voltou a sugerir a implantação de um Parque Tecnológico em Mossoró; Sandra Rosado quer a execução de projetos de inclusão digital para todo o RN; a tecnologia também foi defendida por Rogério Marinho, com o projeto Estado Conectado; João Maia decidiu por investimentos na conclusão e equipamentos do Terminal Pesqueiro de Natal; e o Deputado Henrique Alves escolheu apoio a projetos de desenvolvimento do setor agropecuário.
A senadora Rosalba Ciarlini, que em janeiro assumirá o Governo do Estado, indicou a construção de um hospital na Zona Oeste de Natal. O Senador José Agripino decidiu pela Zona de Processamento e Exportação de Assu, chamada ZPE do Sertão, e o Senador Garibaldi Filho quer investimentos na coleta de resíduos sólidos do Rio Grande do Norte.
PROJETO ÚTERO É VIDA CHEGA A TANGARÁ
De acordo com informação da Assessoria de Imprensa da Federação da Agricultura, na próxima semana outro Município também será assistido pela equipe médica da Faern/Senar, desta vez, será o Município de Arês, na região Agreste do Estado, cujo evento ocorrerá durante o dia 26 de novembro.
DEPUTADO RICARDO MOTTA É O ANIVERSARIANTE DESTA QUARTA-FEIRA (24/11/2010)
A comemoração acontece a partir das 11h00m.
O Deputado Ricardo Motta já integrou a Mesa Diretora, em outros mandatos, exercendo vários cargos, tais como: 1° Vice-Presidente, 2°, 3° e 4° Secretário. Atualmente, ocupa o cargo de 1° Secretário, para o qual foi duas vezes reeleito pelos colegas parlamentares e por cujas funções responderá até janeiro de 2011.
“A maior felicidade de um homem é ver sua família feliz, e aquele que é sábio acredita que a verdadeira felicidade vem do Pai das luzes, que fez o céu e a terra, e por isso sempre agradece a Deus pela sua família” Rosa Abreu.
Do Blog: Aqui os nossos votos de felicidades, saúde, paz e muito sucesso para o Deputado Ricardo Motta, e que Deus ilumine seus caminhos e faça com que os seus sonhos sejam realizados.
Um forte abraço,
Ozailton Melo
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
BANCADA FEDERAL DO RN SE REÚNE AMANHÃ EM BRASÍLIA
Além de Deputados e Senadores, também estão sendo convidados o Governo do Estado, a Prefeitura de Natal, Reitores das Universidades Públicas do Estado, instituições que encaminharam solicitações de apoio para investimentos. Representantes do setor turístico, por exemplo, reivindicam recursos para divulgação do Rio Grande do Norte no exterior como destino em países da Europa, com vistas à realização da Copa do Mundo de 2014.
BANCO DO BRASIL ABRIRÁ CONCURSO NO ESTADO DO RN EM 2011
DEPUTADO FÁBIO FARIA PARTICIPA DA MISSA DA PADROEIRA DE NATAL AO LADO DE ROSALBA
Além de Fábio Faria, acompanharam Rosalba Ciarlini o Senador Garibaldi Filho e o Deputado Federal Felipe Maia.
domingo, 21 de novembro de 2010
FALTA DE TRANSPORTE PARA PESSOAS QUE NECESSITA ATENDIMENTO MÉDICO PREJUDICA POPULAÇÃO
Desde o início da atual administração a população da cidade de Senador Eloi de Souza vem enfrentando sérios problemas na área de saúde. A Maternidade e os Postos de Saúde do Município e os chamados PSFs, hoje com três equipes vem funcionando precariamente. E para piorar ainda mais a situação, neste mês de novembro o Gestor Municipal, em reunião com seus colaboradores mais próximos, determinou a suspensão do atendimento de transporte as pessoas que necessita de atendimento médico/hospitalar e que quem precisasse desse atendimento tinha que se virar e arrumar o transporte para se dirigir até a Maternidade, uma vez que esse tipo de atendimento não seria mais feito pelos veículos/ambulâncias do Município.
Estivemos conversando com alguns moradores da cidade de Senador Eloi de Souza que nos informaram que precisaram de atendimento emergencial da ambulância na semana passada para locomoção de pessoas doentes e ao chegar à Maternidade foi informado que a ambulância não podia se deslocar para ir buscar e que essas pessoas deveriam dar o seu jeito de fazer o transporte dos pacientes. Para piorar, o vigilante da Maternidade disse, de forma zombeteira, que a ambulância não podia se deslocar para ir buscar a pessoa doente, uma vez que era determinação do Prefeito Kerginão, e para completar não tinha médico na Maternidade.
Muitos moradores estão preocupados com essa situação, uma vez que aqueles que têm transporte ou pode locar algum veículo, ainda bem, e, aqueles que não têm essa condição, o jeito e se deslocar a pé até a Maternidade.
O blog espera que a situação seja contornada e que o atendimento no transporte das pessoas que necessite de atendimento médico-hospitalar seja restabelecido no município.
ENTREVISTA: GOVERNADOR IBERÈ FALA A TRIBUNA DO NORTE SOBRE SUA CAMPANHA E TRANSIÇÃO DO GOVERNO
Ainda que tenha protagonizado a única e maior derrota de sua vida pública durante a eleição para o governo do Estado, este ano, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) disse que está feliz e sem qualquer tipo de ansiedade. Enfático ao dizer que continuará na vida pública, não declarou nesta entrevista à TRIBUNA DO NORTE o que espera do futuro político. Iberê assinalou que entregará o governo em situação difícil à futura chefe do Executivo, Rosalba Ciarlini, mas garantiu que cumprirá a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ele, sua derrota tem um pai só: ele próprio. E, apesar das dificuldades, assegura que não há risco de atraso nos salários de novembro, dezembro e décimo terceiro dos servidores estaduais. Para 2012, aposta em Wilma de Faria como nome mais forte para a Prefeitura de Natal.
Como é que a governadora eleita Rosalba Ciarlini vai receber o Executivo Estadual?
A governadora vai encontrar o governo com algumas dificuldades de ordem financeira, mas um estado com algumas obras importantes, estruturantes que estão sendo iniciadas e que ela vai tocar. Ela vai receber um valor aproximado de dois bilhões em obras entre contratadas e licitadas. Algumas estão iniciadas, como por exemplo a do prolongamento da Prudente de Moraes. Eu considero essa uma obra importantíssima e fundamental para o desenvolvimento do Estado. Até dezembro nós vamos deixar esse prolongamento chegando à BR, mas em seis meses é que o governo vai concluir a estrutura, porque tem ainda o viaduto que ainda vai ser feito. Nós temos também a barragem de Oiticica, que é uma obra que foi licitada agora e que está no PAC 2 [Programa de Aceleração do Crescimento] e vai ser praticamente iniciada por ela. Pode ser até que a ordem de serviço seja dada por nós. Essa é uma obra de 240 milhões de reais. É importante do ponto de vista da região do Seridó, do ponto de vista dos recursos hídricos, porque há uma carência e nós vamos depender menos da Paraíba, já que a água vem de lá. E ela vai ter uma dupla função, vai servir como barragem de contenção de cheias e reguladora. Vai trabalhar com a [barragem] Armando Ribeiro Gonçalves para evitar as cheias do rio Açu.
Do ponto de vista financeiro qual o grau de preocupação?
Há preocupações assim como todos os estados, sobretudo os menores do Nordeste. É por isso que hoje você chega em qualquer fórum e os prefeitos e governadores pedem logo a reforma tributária para que haja uma distribuição mais justa com os estados e municípios. Os municípios estão de pires na mão. Essa nossa dificuldade financeira não nasceu agora. Ela vem desde 2008 com a crise mundial e ultrapassou 2009. A partir daí, nós tivemos uma diminuição da receita de mais de 400 milhões de reais. Hoje nós temos o FPE [Fundo de Participação dos Estados], que é praticamente a receita mais importante junto com o ICMS. A previsão dele [do FPE] para este ano foi em função de 2008, então nós vamos chegar a dezembro com 182 milhões a menos do FPE. Por outro lado, no caso dos royalties vamos ter esse ano 32 milhões a menos do que foi a previsão dos royalties de 2009, isso em função do dólar e também levando em consideração que o petróleo tem momento em que a produção está aumentando, mas agora nós estamos em um momento em que a produção diminuiu. Agora está havendo um trabalho e a Petrobrás. Está reiniciando uns trabalhos fortes para a recuperação da nossa produção. Nós fizemos também o Plano de Cargos e Salários, que foram todos eles cumpridos. Isso requer recursos. Tudo que foi aprovado pela Assembleia nós implantamos. Isso significou mais 52 milhões de reais a mais nesses últimos três meses. Mas nós vamos pagar. Por exemplo, na Saúde, tivemos até setembro 42 milhões de ordens judiciais que foram cumpridas, sem que tivéssemos orçamento. São esses tratamentos que as pessoas vão à Justiça que manda fazer e pagar os medicamentos. Fora mais 20 milhões de ordem judicial para pessoal. Então são essas dificuldades que estamos colocando. Do ano passado para cá, quando a ex-governadora [Wilma de Faria] teve essa diminuição de receita, nós tivemos 150 milhões de restos a pagar e pagamos tudo. A nossa dificuldade financeira nesse momento é da ordem de 150 a 200 milhões de reais e nós estamos lutando para ver como conseguimos sanar isso aí.
Embora tenha sido constatada uma variação aquém com relação ao FPE e royalties, pôde-se notar, ainda assim, que a arrecadação cresceu. Essa dificuldade de ordem financeira, então, não pode ser também face o inchaço da máquina, sobretudo com relação ao custeio?
Mas ela já vem pesada há muito tempo. Você não pode culpar um só governante. A burocracia da máquina emperrada já vem se agravando a cada ano. A minha ideia era exatamente fazer uma reforma administrativa logo no início do meu governo, se eu tivesse vencido a eleição. Na realidade paga-se mal, o funcionalismo ganha pouco, fica desestimulado, e você termina com muita gente... E como paga mal acaba tendo que dar gratificação. Aí lá vem penduricalhos. Muitas coisas foram corrigidas agora com os planos de cargos e salários em diversas categorias.
O senhor acredita, diante dessa crise, que será inevitável deixar dívidas para o próximo governo?
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não permite e daí a dificuldade que nós estamos passando, que não podemos deixar restos a pagar. A não ser que tenha recursos empenhados para pagar, como é o caso de energia, combustível, telefone e contas gerais do mês de dezembro. Pode deixar restos a pagar mas com dinheiro garantido. Essa é que é a grande dificuldade. E eu tenho que cumprir a LRF e eu vou cumprir porque eu perdi a eleição, mas não perdi o senso de minha responsabilidade.
Em meio a essa crise financeira, o funcionalismo público estadual deve se preocupar com a possibilidade de atraso dos salários, por exemplo?
Salário é minha prioridade. Quanto a isso aí eu posso tranquilizar os servidores. Vou pagar novembro, dezembro e o décimo terceiro. E vou pagar com todos os reajustes que foram acertados.
Quais as principais medidas que foram adotadas para enxugar os gastos da máquina?
Nós demos um arrocho no custeio enorme. Nós diminuímos do custeio coisas pequenas, que aparentemente são pequenas, mas meu pai já dizia que nós temos que nos preocuparmos com essas despesas. As grandes despesas normalmente você conversa, raciocina e vê como vai ser. Mas as pequenas que são perigosas, porque vão se juntando e a soma delas as vezes fica muito maior. Então nós tomamos umas medidas, que eu reconheço que são antipáticas, mas não tinha como deixar de tomar. Diminuímos os telefones celulares, a cota desses telefones. Hoje o funcionário só consegue falar pelo celular com um outro funcionário. A diminuição do número de carros alugados... Nós entregamos muitos desses veículos. Diminuímos a cota do combustível, diárias, entre outras coisas. As diárias acabaram funcionando como moeda para suprir salários e nós demos um aperto nisso aí. Agora mesmo no Carnatal eu cancelei o camarote do governo. Me disseram que o valor era pouco e que eu ia gastar somente 150 mil. Mas eu analisei e pensei que 150 com 150 faz 300 e daqui a pouco a despesa é de 1 milhão. Então eu estou fazendo essa economia que muita gente não gosta, mas não tenho outra solução. Evidente que eu estou também tentando algum recurso do governo federal, sobretudo para compensar essas perdas que nós estamos tendo.
O tempo que o senhor ficou no mandato foi suficiente para realizar uma gestão pela qual se sinta satisfeito?
Foi não. Mas eu estou muito feliz e realizado com o pouco que eu pude fazer. Eu tenho consciência de que fiz o que era possível. Quando eu comecei o governo tava com umas ideias, mas a onze dias de tomar posse fui surpreendido por um câncer no pulmão. Eu tive que me operar, fazer radioterapia, quimioterapia. Então embora eu não me arrependa do que fiz, porque graças a Deus deu tudo certo, eu não tenho a menor dúvida de que perdi a agilidade nas ações que eu ia executar. Mas na área de Segurança nós conseguimos, assim como recursos humanos, algum sucesso. Hoje, você pode ir à polícia. Nós primeiro fizemos o concurso, o treinamento da Polícia Civil, delegados, escrivães, e são 510 que estão terminando agora e vão ser nomeados. Eu trouxe muitos policiais que estavam em desvio de função. Aumentamos o efetivo da Polícia Militar em 40% e colocamos a Polícia mais efetivamente nas ruas. Além disso, compramos viaturas maiores. Se fala da impunidade, mas você veja que ultimamente a polícia tem prendido os assaltantes. Em Monte Alegre recentemente houve uma tentativa de assalto mas não houve roubo. No absurdo que ocorreu com [o jornalista assassinado] F. Gomes, o criminoso em 24 horas estava preso e agora continuam as investigações do caso. Aumentamos o número de apreensão de drogas, diminuímos o número de homicídios. Natal hoje só perde para uma capital do Brasil na lista das menos violentas. Então nós agimos diretamente na Polícia. Não houve até hoje na história um governante que fizesse mais promoção na Polícia do RN do que nós fizemos. Isso significa autoestima. Na Segurança Pública nós colocamos essas câmeras de monitoramento que têm dado resultado. Criamos os três comandos do interior, quando somente existia um só em Natal. E vamos inaugurar agora em novembro o prédio definitivo da Secretaria de Segurança que hoje está dividido em oito ou nove casas. Agora tinha muita coisa que nós queríamos fazer e que não houve tempo – doença, campanha e fim de governo.
Qual a avaliação que o senhor faz da campanha?
Eu começo dizendo o seguinte: normalmente a derrota é órfã e a vitória tem muitos pais. Eu nessa minha campanha tenho dito exatamente o contrário: a derrota tem um pai. Sou o pai e o responsável.
O senhor aponta algum equívoco específico na formação de aliança, falta de empenho de aliado ou estratégia errada?
Não. Nós perdemos porque não tivemos os votos que dessem para ganhar. Mas eu acho que o que foi possível foi feito, temos algumas falhas sim, as quais devemos evidentemente avaliar. Mas não para lamentar e sim para tentar evitar em outros embates. Agora por exemplo, a aliança que foi feita com João Maia (PR) e Henrique Alves (PMDB), acho que não foi boa para nós. Mas em compensação não tenho nada a reclamar de nenhum dos meus aliados que estavam nessa aliança. João Maia, pelo contrário, foi uma pessoa que vestiu a camisa e trabalhou e Henrique Eduardo fez o que pôde. Agora evidente que Henrique tinha alguns problemas. Nós tínhamos uma coligação com dois candidatos ao Senado mas ele, apesar de votar em mim, votava no senador Garibaldi. Então a presença de Henrique... E ele me falou do constrangimento, embora tenha razão da posição que tomou. Não tem essa história de corpo mole, absolutamente. Eu acho que demoramos na escolha do vice. Isso não foi bom, mas essa demora já foi em função da limitação que ficamos em relação aos nomes. Na hora em que o PR, aliado importante, se juntou com PMDB, nós ficamos sem eles. Ficamos limitados ao próprio partido e ao PT. Agora eu não tenho nenhum ressentimento, ódio, arrependimento. Eu estou muito feliz e aproveito essa oportunidade para agradecer a todos que colaboraram com minha luta, aos que votaram em mim, mais de meio milhão de pessoas.
O senhor e a ex-governadora Wilma estarão sem mandato a partir de 2011. Por outro lado, o seu partido é aliado de primeira hora da presidenta eleita Dilma Rousseff. Qual o papel da legenda em 2011?
A maior preocupação do PSB em nível nacional é o de dar sustentação ao governo Dilma. Eu já escutei isso do nosso presidente, [governador reeleito de Pernambuco] Eduardo Campos. O PSB foi um partido vitorioso dessa campanha. Nós fizemos seis governadores, inclusive com o senador Casagrande, do Espírito Santo, o que nos dá representatividade em praticamente todas as regiões do país. O governador Eduardo Campos tem dito que espera que o partido possa participar do governo, mas ele disse claramente que o governo é da presidenta Dilma. Ela que vai chegar em determinado momento e dizer ao governador se tem um espaço, qual o espaço e o perfil a ser indicado. Mas essa história de ficar perguntando por cargos e outras coisas não é o estilo do governador Eduardo Campos e nem do PSB.
Como o senhor pensa o seu futuro político?
A idade tem coisas muito boas. E uma das boas é que nós perdemos a ansiedade. Eu estou focado em terminar o governo dentro da legalidade. Eu quero facilitar no que for possível a transição para que o novo governo não perca muito tempo tomando pé da situação. Afinal de contas eu vou continuar morando aqui. Eu não sou daqueles que quanto pior melhor. Eu desejo sucesso à governadora. Agora, vou fazer oposição, não raivosa e nem radical, mas com responsabilidade. Eu tenho dito sempre que não se faz política somente com mandato.
O senhor pensa em transferir o domicílio eleitoral para Natal para disputar a prefeitura?
Não estou pensando nisso. Eu acho que nós temos uma missão muito importante em Natal que é manter o grupo unido. Nós tivemos aí um candidato a governador que foi Carlos Eduardo, que foi prefeito e é muito bem avaliado e que é da base de sustentação do governo Lula. Nós precisamos manter essa aliança. Agora eu digo sempre o seguinte: eu sou dou uma palavra sobre a prefeitura de Natal depois que a ex-governadora se decidir. Se ela disser que é candidata, eu voto nela. Ela não decidindo, nós vamos ver e aglutinar o maior número de aliados.
O senhor se coloca entre os nomes disponíveis nessa discussão sobre a eleição de 2012 em Natal?
Eu sou político. E vou continuar na vida pública, então eu não posso me alijar. Mas eu não estou determinado para isso. Estou determinado para que possamos montar um grupo que possa vencer a eleição. Eleição é soma. Nós temos que juntar tudo que for possível, inclusive os cacos da derrota.
Por Aldemar Freire e Maria da Guia Dantas
ABC EMPATA EM CASA E CONQUISTA TÍTULO DA SÉRIE C
Foto: Frankie Marcone /Futura Press
ABC Futebol Clube, commemora titulo inédito
A equipe do ABC conquistou neste sábado (20/11/2010) o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Em jogo realizado no Estádio Frasqueirão, em Natal, o time potiguar empatou por 0 a 0 com o Ituiutaba-MG, depois de ter vencido a partida de ida por 1 a 0.
Os abecedistas pressionaram ao longo de toda a primeira etapa, mas sem sucesso. No segundo tempo, o Ituiutaba ainda teve Cláudio expulso, o que dificultou a reação. No fim, o ABC precisou apenas administrar a vantagem.
"Temos que ressaltar que esta foi uma conquista de um grupo, da união. Para chegarmos até aqui foi necessário muito trabalho e a dedicação de muita gente, diretoria, jogadores, comissão técnica, funcionários, torcida, patrocinadores, enfim, todos que trabalham em prol do ABC", comemorou o técnico Leandro Campos, segundo o site oficial do clube.
O título da Série C é o principal da história do clube de Natal. Ao longo de sua história, a equipe conquistou o Campeonato Potiguar em 51 ocasiões, além de duas Copas RN, entre outros troféus.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
MAIS DINHEIRO NAS CONTAS DAS PREFEITURAS HOJE
Mas ainda não é suficiente para deixar o Presidente da CMN empolgado. “Mesmo com esse repasse, não haverá uma mudança muito significativa no resultado negativo esperado para o mês de novembro, em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Paulo Ziulkoski, Presidente da Confederação Nacional dos Municípios.
TN Online
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
ATRASOS NO REPASSE DOS RECURSOS DO PROGRAMA DO LEITE PELO DO GOVERNO PREJUDICAM PRODUTORES
Cada parcela do repasse dos recursos do programa corresponde ao pagamento de R$ 2,5 milhões e os pecuaristas já contabilizam três quinzenas em atraso, enquanto para o Governo do Estado, o pagamento de duas delas ainda está dentro do prazo.
BANDIDOS INVADEM POSTO POLICIAL DA CIDADE BOA SAÚDE E ROUBAM TODO O ARMAMENTO DA PM
De acordo com informações da polícia, os bandidos chegaram ao local em um Eco Sport preto, renderam um vigilante, que assistia ao jogo do ABC contra o CSA-AL, o soldado José Antônio e um morador da cidade que descansavam no dormitório. Um Gol, da mesma cor do Eco Sport, dava apoio à ação, trafegando pelas ruas da cidade.
A quadrilha rendeu o vigilante e o soldado e prenderam em uma das celas, mas foi surpreendida por uma ligação. Era um guarda municipal de Boa Saúde, que estranhou a movimentação e estava suspeitando da ação dos bandidos. Os bandidos se apressaram e foram até o local onde são guardadas as armas e fugiram levando um fuzil 762, com 51 munições, uma espingarda calibre 12 e mais sete munições, um revólver 38 e 28 balas e uma pistola ponto 40 com 68 munições. Os assaltantes levaram ainda R$ 90,00 e o celular do vigilante.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
CHARGE: RETRATANDO A SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SENADOR ELOI DE SOUZA
ESTIMATIVA DE REPASSE DO FPM PARA SENADOR ELOI DE SOUZA E MAIS ALGUNS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS
Os dados apresentados na tabela abaixo são estimativas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para o mês de dezembro de 2010. Os valores se referem às parcelas que serão repassadas nos dias 10, 20 e 30 e a uma espécie de “poupança” de 1% que é retida ao longo do ano pelo Tesouro Nacional e liberada em dezembro para que as prefeituras possam pagar o 13º salário do funcionalismo municipal.
Veja a estimativa para alguns Municípios na tabela abaixo: Veja também os valores estimados do FPM para cada Município do RN para o mês de dezembro, divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), clicando AQUI.
O ANIVERSARIANTE DESTA QUARTA-FEIRA HOJE É O AMIGO JUNIOR TRAVASSOS (JUNIOR PEBA)
Quem está aniversariando hoje é o amigo Junior Travassos (Junior Peba). Ele é uma pessoa amiga e bom companheiro e mantém um bom relacionamento com a sociedade de Senador Eloi de Souza. Ele é um colaborador do Ex-Prefeito Adilson Bilu, é uma pessoa muito prestativo e atencioso, além de manter um bom relacionamento com todos os políticos de Senador Eloi de Souza.
Junior Peba como é mais conhecido, é da tradicional família de Senador Eloi de Souza “A Família Travassos” sendo filho de Canindé Travassos e Dona Sônia, conseqüentemente, neto dos saudosos Paulo Travassos e Dona Ana, (In Memoriam).
Meu caro amigo Junior, hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens, que Deus, Nosso Pai, ilumine ainda mais o seu caminho, para que possa realizar seus sonhos.
RETRATO DA VIDA: APÓS 8 ANOS, IRMÃOS DE LULA MANTÊM VIDA MODESTA
Primeiro falou na apertada sala (5 m²), decorada com móveis tipo Casas Bahia, azulejo barato, uma TV grande e três quadros: uma foto oficial do presidente (com o autógrafo "Para o meu querido irmão Vavá, um abraço do Lula"); um retrato em preto e branco da mãe, dona Lindu; e um quadro bordado de uma mulher-anjo. Genival Inácio da Silva, o Vavá, um dos seis irmãos vivos de Lula, no terraço de sua casa, em São Bernardo
Depois, no terraço do primeiro andar nos fundos da casa, onde havia a criação, contou que os ratos arruinaram os canários e ele foi forçado a dar os que restaram. Personagem do noticiário em 2007, quando foi indiciado pela Polícia Federal por tráfico de influência e exploração de prestígio, na Operação Xeque-Mate (que investigou máfia de caça-níqueis), Vavá foi excluído da denúncia do Ministério Público.
"Os caras pensam que a gente é milionário, quebraram a cara. Desmoralizam você, te jogam no lixo. Se não tiver cabeça, acabou." Aposentado como supervisor de transporte da Prefeitura de São Bernardo, pouco sai de casa. Ainda se ressente de seis cirurgias nos últimos anos (no fêmur e na coluna). DUREZA
A poucos dias de Lula deixar a Presidência, após oito anos no cargo, os seus seis irmãos vivos moram em situação semelhante à de Vavá, alguns com maior dureza. O primogênito, Jaime, 73, vive numa periferia pobre de São Bernardo, acorda diariamente às 4h30 e vai de ônibus para o trabalho, numa metalúrgica na Vila das Mercês, zona sul de São Paulo. Marinete, 72, a mais velha das mulheres, que foi doméstica na juventude e hoje não trabalha, é vizinha de Vavá.
Quando a Folha o entrevistava, ela surgiu no terraço dos fundos do seu sobrado, colado ao dele, para checar um contratempo. "Não tem água. Acabou a água da rua e estou sem água", queixou-se. "Marinete do céu, nenhuma das duas [da rua ou do tanque]?", questionou Vavá. O fotógrafo Lalo de Almeida subiu no muro para checar o registro da caixa d'água. "Ó o sujeito... Ah, você não vai subir, não. Filhinho de papai, não sabe subir em muro", gracejou Marinete.
Vavá, 71, é o terceiro. É seguido por Frei Chico (José Ferreira da Silva), 68, o responsável por introduzir Lula no sindicalismo. Metalúrgico aposentado, Frei Chico recebe ainda uma indenização mensal de R$ 4.000 por ter sido preso e torturado na ditadura. Presta assessoria sindical e mora em São Caetano.Maria, a Baixinha, 67, e Tiana (cujo nome de batismo é Ruth), 60, a caçula --Lula, 65, está entre as duas--, completam a família. A primeira vive no mesmo bairro que Vavá e Marinete e não trabalha;
Tiana, merendeira numa escola pública, mora na zona leste de São Paulo. Esses são os sobreviventes dos 11 filhos de dona Lindu com o pai de Lula, Aristides --que teve vários outros filhos com outras mulheres.
SAÚDE:
Todos os irmãos do presidente Lula têm problemas de saúde. Jaime e Maria enfrentaram cânceres. Frei Chico é cardíaco. Vavá tem complicações ósseas. Marinete está com uma doença grave que os irmãos não revelam.
"Só tem o Lula bom ainda", afirma Frei Chico. Os parentes dizem não receber auxílio financeiro do presidente e não se queixam disso. "Ele não foi eleito presidente para ajudar a família. Seria ridículo se desse dinheiro", declara Vavá. "Não tem o que dizer. O Lula tem a vida dele, temos a nossa. Ainda posso trabalhar, trabalho", diz Jaime.
Frei Chico conta estar aliviado com o fim do mandato de Lula na Presidência. Ele acredita que vai cessar o assédio aos irmãos em busca de atalhos até o Planalto. "Para nós, só tem a melhorar. Vamos ficar mais tranquilos em relação à paparicagem. É muita gente enchendo o saco, gente que achava que a gente podia fazer alguma coisa", afirma. Os irmãos não têm ilusão de que, ao deixar Brasília, Lula seja assíduo nas reuniões familiares. "Estamos envelhecendo, a família vai chegando ao fim e assumem os filhos e sobrinhos, a família lateral", diz Vavá.
O consolo é pensar que o irmão famoso estará mais perto. "Ele disse que não vê a hora de voltar (para São Bernardo) para descansar um pouco. Ele está muito cansado. O Lula tem trabalhado muito", afirma Marinete.
Fonte: Folha de S. Paulo
terça-feira, 16 de novembro de 2010
NO TUNEL DO TEMPO
A primeira turma de concluintes do curso de Magistério da Escola Cenecista Dalmério Maurício da cidade de Senador Eloi de Souza, no ano de 1986.
Agachados: Pita, Francisquinho de Chico de Demétrio, Bereca, Serginaldo, Demetrinho, Das Chagas e Junior Travasso (Tambor de Peba).
GARIBALDI FILHO E JOSÉ AGRIPINO REASSUME HOJE SEUS MANDATOS NO SENADO FEDERAL
Os dois líderes políticos se licenciaram do cargo para disputar a reeleição.
Nos seus lugares assumiram os suplentes João Faustino (Garibaldi) e José Bezerra Júnior (Agripino).
Já a senadora Rosalba Ciarlini não se licenciou do cargo de Senadora.
Apesar de ter sido eleita Governadora, Rosalba Ciarlini só deixará o cargo no dia 31 de dezembro de 2010, já que no dia 1º de janeiro de 2011 ela assume o Governo do Estado.
A vaga de Rosalba no Senado será assumida definitivamente pelo o Ex-Deputado Garibaldi Alves, pai do Senador Garibaldi Filho.
Com a posse de Garibaldi Alves no Senado, assume a 1ª suplência de senador a Ex-Deputada Ivonete Dantas.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
RILANA É ANIVERSARIANTE DESTA SEGUNDA-FEIRA (15/11/2010)
Esta data anima a sua vida, traz alegria, novos sonhos e muita emoção. Pois é o seu aniversário.
Queremos lhe desejar muitos anos de vida, que a sorte cruze seus caminhos e que todas as chances e oportunidades de fazer de você uma pessoa vitoriosa, possam lhe acompanhar sempre.
É o seu dia e por isso nos desejamos a você muita e muita alegria, seja feliz, muito feliz!
Parabéns e muitos anos de vida, porque você merece.
Que a luz do céu derrame sobre você todas as bênçãos de paz, de alegria, de felicidade e de muito amor.
São os sinceros votos de,
Ozailton, Raimundinha, Karol e Jéssica
Rilana Alves Pereira é filha do Vereador Aluizio Pereira e da Chefe dos Correios de Senador Eloi de Souza, Iranilda Alves.
Atualmente, ela cursa Nitrição na UnP.
MUNICÍPIOS QUE DIMINUIRAM NO NÚMERO DE HABITANTES NO CENSO 2010
Municípios...............2000.....2010
Acari................................11.189......11.035
Afonso Bezerra..............10.867.....10.384
Alexandria......................13.772.....13.134
Almino Afonso................ 5.195.......4.857
Angicos...........................11.626.....11.553
Barcelona........................ 3.990......3.923
Bodó................................. 2.775......2.425
Coronel Ezequiel............ 5.409......5.405
Cruzeta........................... 8.138.......7.963
Doutor Severiano.......... 6.552.......6.491
Espírito Santo................10.715.....10.273
Francisco Dantas............ 3.021.......2.874
Frutuoso Gomes............. 4.580......4.233
Janduís............................. 5.597.......5.340
Japi................................... 6.328.......5.522
Jardim de Angicos.......... 2.670.......2.607
João Dias.......................... 2.596.......2.589
José da Penha................. 5.908.......5.868
Lagoa dos Velhos............ 2.651.......2.644
Marcelino Vieira............. 8.373.......8.265
Montanhas......................11.948.....11.397
Monte das Gameleiras... 2.441.......2.249
Olho D´Água dos Borges..... 4.461.......4.293
Paraú................................ 4.092.......3.847
Pedra Grande.................. 4.017.......3.521
Pedra Preta..................... 2.847.......2.575
Pedro Avelino................. 8.006.......6.901
Riacho de Santana......... 4.200.......4.155
Rodolfo Fernandes......... 4.467.......4.411
Rui Barbosa.................... 3.686.......3.595
Santana do Matos.........15.987.....12.894
São Bento do Norte....... 3.378.......2.964
S. M. do Gostoso............ 7.580.......6.704
São Pedro....................... 6.776.......6.193
São Rafael...................... 8.201.......8.088
Serra de São Bento....... 5.870.......5.746
Serrinha.......................... 7.253.......6.581
Severiano Melo.............10.579.......5.752
Triunfo Potiguar ........... 3.642.......3.366
Umarizal........................11.092.....10.534
Várzea............................ 8.238.......5.209
ESTÁDIO MUNICIPAL “APRIJÃO” EM TANGARÁ RECEBE ILUMINAÇÃO
A obra recebeu o nome do grande desportista de Tangará, Luiz Fernando Pereira (Dobico) que quando era vivo demonstrou grande amor a cidade de Tangará e era apaixonado pelo esporte. A família do homenageado compareceu ao ato e agradeceu o gestor de reconhecimento do gestor municipal pela homenagem. Os Vereadores Clécio e Cezinha Barboza discursaram e falaram do que representou Dobico para o esporte de Tangará.
O discurso mais esperado foi do assessor de comunicação da prefeitura, João Almeida que tendo o dom da oratória levou todos a emoção ao falar do amor que Dobico tinha por Tangará, sua terra e também falou sobre a doença que o levou a óbito.
Encerrando a solenidade, o Prefeito Jorginho bastante emocionado falou de sua alegria em poder homenagear a pessoa do Dobico pelo que ele representou para Tangará. Em seguida disse que apesar das dificuldades financeiras que os pequenos municípios atravessam, sua administração não parou de trabalhar, realizar obras como a que estava sendo entregue hoje aos desportistas. Aproveitou para mandar um recado a aqueles que pensavam que depois das eleições as obras fossem parar, pelo contrário, novas obras estão pra chegar ao município. Fez referência a obra de saneamento básico que está de vento em polpa e deverá ser inaugurada em janeiro ou fevereiro do ano que vem.