quarta-feira, 9 de setembro de 2015

JOSÉ VIEIRA LEMBRA CRISE HÍDRICA EM LANÇAMENTO DA FESTA DO BOI

Falando pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (FAERN), mas também como Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Estadual, José Vieira (foto) participou nesta quarta-feira (09/09) do tradicional lançamento da Festa do Boi, que este ano entra em sua 53ª edição, de 10 a 18 de outubro próximo, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
Ao lado do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca Aroldo Abuana, e do Presidente da Associação Norte-rio-grandense dos Criadores (ANORC), Antônio Teófilo, José Vieira, ao mesmo tempo em que saudou mais uma edição da Festa do Boi, externou sua preocupação com os efeitos da seca dos quatro anos sobre o Estado e com o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco.
Para o Presidente da FAERN, é preciso alterar a cronologia de entrega dessas obras tendo em vista a iminência de um colapso total no abastecimento d’água no Rio Grande do Norte e na Paraíba. “Nunca foi tão urgente estabelecermos como meta prioritária, neste momento, concluir as obras da transposição na Bacia do Apodi e a licitação das obras em Pau dos Ferros”- lembrou Vieira.
Até agora, segundo dados da CAERN, são 35 Municípios em rodízio de abastecimento nas Regiões do Alto Oeste e outros 12 em colapso total de abastecimento. Desses, nove estão no Alto Oeste e três no Seridó. No começo deste mês, para piorar ainda mais as coisas, Acarí e Currais Novos entraram colapso total de abastecimento.
Para José Vieira, é preciso que o RN e sua bancada no Congresso se organizem para pressionar o Governo Federal a alterar o cronograma de obras da transposição, tendo em vista que o tempo está se esgotando. “A menos que as águas do Velho Chico cheguem muito antes das projeções oficiais estabelecidas pelo cronograma das obras da transposição, entraremos no colapso total de abastecimento com graves conseqüências para a vida e a economia do Estado”, alertou.
Quando estiver pronto, o projeto de transposição do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica de 390 Municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra engloba a construção de nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 14 aquedutos e 270 km de linhas de transmissão em alta tensão. 
SENAR-Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário