terça-feira, 1 de setembro de 2015

JOSÉ VIEIRA DEBATE NO CONGRESSO A DÍVIDA DOS PRODUTORES

O Presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, José Vieira, debate nesta quarta-feira (02/09), às 09:00 horas, no Plenário da Câmara Federal, em Brasília, a renegociação da dívida dos produtores rurais em comissão criada por iniciativa do Deputado Zé Silva (Partido Solidariedade).
Por indicação do Democratas (DEM), com direito à palavra, Vieira falará também como Presidente da Comissão Nordeste da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
A posição de Vieira é conhecida e já foi manifestada em diversas ocasiões. Ele considera que devido à expressiva perda de ativos dos agricultores com a seca que já entrou em seu quarto ano, a dívida rural se tornou impagável pela fragilidade econômica dos produtores.
“É preciso zerar a calculadora se quisermos realmente resolver o problema ao invés de protelar indefinidamente as soluções”, defende.
Em 2011, último ano em que a safra não foi afetada pela atual seca, o semiárido produzia 47% do milho, 42% da mandioca e 76% do feijão obtido no Nordeste. Com os efeitos da estiagem, essas participações caíram, em 2012, para 20%, 37% e 48%, respectivamente.
Vieira não tem dúvida de que as perdas acumuladas pela seca e a conjuntura recessiva do País liquidaram com qualquer possibilidade de reação por parte dos produtores de enfrentar uma nova renegociação de suas dívidas por melhores que sejam suas condições. 
SENAR-Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário