sexta-feira, 11 de maio de 2012

OS POLÍTICOS E A ARTE DE MENTIR

"Segundo os ditos populares: "a política é a arte da mentira”. “Os maus políticos são os mais espertos na arte de mentir, persuadindo o povo com suas inverdades”. A prática desonesta deles ainda vem conseguindo vulgarizar o conceito de que a política é a arte de expressar o poder que vem do povo – cuja origem é a união das palavras gregas: polis, que significa cidade e tikoós, que significa bem comum dos cidadãos –. Pois o que se vê são eles enganando as pessoas com promessas aos ventos...
Alguns conseguem se transformar em "gênios da demagogia". Manobram e manipulam com palavras previamente estudadas com o fim de iludir a todos nós, principalmente, os mais humildes. Freqüentemente, repetem mentiras por várias vezes até torná-las em aparência de verdade.
Esses desonestos às vezes são eleitos pela tolerância daqueles que usam as seguintes desculpas: “quem não rouba neste país!”, “rouba, mais faz!” ou então: “rouba mais é bom para o povo!”. Infelizmente, para aqueles que fazem parte desse segmento, as leis foram elaboradas de maneira contraditória e até obscura, dando a oportunidade de reinar em nosso meio a "lei do desembaraço", o que permite a esses politiqueiros fazerem o que mais lhe interessa individualmente, deformando a vontade do povo, levando o seu poder à ruína.
O resultado de tudo isto deságua na falta de interesse da população pelos assuntos públicos. Esse problema, talvez maior que a corrupção, poderá ser resolvido com a nossa participação organizada nos assuntos de ordem pública. Ou seja, devemos nós, cidadãos, sermos mais participativos.
Dessa forma, as ações políticas serão mais transparentes e, certamente, muitos saberão que o velho ditado popular tem razão: “A mentira tem pernas curtas”.
Blog do Ozailton

4 comentários:

  1. O pior de tudo é que são justamente os políticos mais enrolões e mentirosos que se dão bem nessa politica injusta. Eleitor precisa de consciência.

    ResponderExcluir
  2. Ozailton,parabéns pela matéria. Esperamos que os esclarecimentos sirvam de lição para os eleitores que votam sem nenhuma noção, prejudicando tudo.

    ResponderExcluir
  3. Se fossem eliminados da política os mentirosos, os desonestos e os falsos profetas, certamente a sociedade teria dias melhores e um futuro certo.

    ResponderExcluir
  4. Esses "politiqueiros" conseguem se dar bem de forma muito passageira, logo a verdadeira justiça aparece!
    O importante é o eleitor, o detentor do poder, ficar muito atento, ter conhecimento e ser repetidas vezes esclarecido!

    ResponderExcluir