sexta-feira, 25 de maio de 2012

GOVERNO FEDERAL DEVE AJUSTAR ÍNDICE PARA PROGRAMA DO LEITE NO RIO GRANDE DO NORTE‏

Ministra Tereza Campelo, Governadora Rosalba, Deputado Henrique e José Vieira Presidente da FAERN
A Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, se comprometeu a rever o convênio com o governo do Estado, dentro do Programa do Leite no Rio Grande do Norte. Em audiência na manhã desta quinta-feira (24/05/2012), a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) fez nova solicitação para que o governo federal use os mesmos parâmetros de repasse dos recursos dos outros Estados. “Assim, poderemos equalizar a quantidade e o preço do leite pago diretamente ao produtor”, explicou Rosalba, relembrando que o Rio Grande do Norte cobre 80% dos custos do programa, diferente do que ocorre com os outros Estados que só assumem 20%. 
Segundo dados do IBGE, o RN produz 600 mil litros/dia. O governo do Estado compra 25% dessa produção. Como a Ministra adiantou que o Programa do Leite deve ser modificado em todo o País, Rosalba propôs que se houver substituição do leite in natura pelo leite em pó, que não é perecível, como o MDS planeja, o produto continue sendo comprado aos produtores do Estado, como garantia para a bacia leiteira. ”Estamos em um período de seca e precisamos, mais do que nunca, oferecer todo apoio à bacia leiteira”, afirmou, acrescentando que essa é uma atividade que dá sustentabilidade ao campo. 
A Ministra Tereza Campello recebeu bem as propostas apresentadas pelo governo com respaldo da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN). 
Rosalba estava acompanhada pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e pelo Presidente da FAERN José Álvares Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário