quarta-feira, 12 de maio de 2010

REGISTRO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL (RIC), A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE

A Carteira de Identidade (RG) passará por modificações, o novo documento que se chamará Registro de Identidade Civil (RIC) será um dos mais modernos documentos de identificação do mundo.
O RIC terá o número do RG, CPF, Título de Eleitor e conterá um chip com informações sobre tipo sangüíneo, cor da pele, altura, peso e diversos itens de segurança tais como: dispositivo anti-scanner, imagens ocultas, palavras impressas com tinta invisível, fotografia e impressão digital a laser e ainda a possibilidade de armazenar informações trabalhistas, previdenciárias e criminais.
Todas as informações pessoais serão enviadas e armazenadas em um banco de dados do Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal.
A nova carteira de identidade terá o formato de um cartão de crédito e deve ser implantada em todo o Brasil.

Nova Carteira de Identidade

O Registro de Identidade Civil (RIC) parece que vai sair do papel. Vai começara a ser implementado no Brasil um cadastro único para o registro de todos documentos fornecidos pelo Estado.
A ideia é unir todos os principais documentos que as pessoas utilizam em um único cartão magnético, que também trará um pequeno chip para armazenamento de dados.
Com esta iniciativa, o governo anunciou dois objetivos: primeiro, unificar a emissão de documentos no Brasil, eliminando assim grande parte da burocracia envolvida no processo. Segundo, unificar o cadastro de documentos no país a fim de manter atualizados os bancos de dados de segurança pública.
A principio, o programa será realizado em um Estado de cada uma das cinco regiões. Mas a idéia é que todos os brasileiros troquem suas montanhas de documentos, comprovantes e etc por este cartão em até 10 anos.
Na teoria, a ideia é muito boa, visto que tudo o que visa eliminar um pouco a burocracia e a lentidão no que se refere aos assuntos entre a sociedade e o Estado é sempre muito bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário