sexta-feira, 11 de junho de 2010

ÁFRICA DO SUL E MÉXICO EMPATAM NO PRIMEIRO JOGO DA COPA 2010

A Copa do Mundo de futebol fez jus ao seu nome na África do Sul. O Estádio Soccer City, em Johanesburgo, recebeu hoje, diante de 90 mil pessoas, o jogo de abertura do 19º Mundial em 80 anos de história, o primeiro no continente africano. Com a bola rolando após 2218 dias de preparação, a equipe da casa empatou com México por 1 a 1, com gols de Tshbalala e Rafa Márquez. Com o empate, a seleção sul-africana manteve a escrita da anfitriã nunca ter perdido um jogo de abertura.
Fifa.com Mexicanos e Sul-Africanos ficam no 1 a 1 na estreia do Mundial
Nelson Mandela, mártir sul-africano, não compareceu ao novo Soccer City, palco do seu primeiro discurso após a sua liberdade, em 1990. Na véspera, após a festa de abertura, sua bisneta faleceu em um acidente de carro.
Embalados pelos 12 jogos invictos e empurrados pela fanática torcida, os Bafanas Bafanas, atuando com duas linhas de quatro, teve dificuldades para encontrar espaço no meio-campo e jogou no contra-ataque, com menos posse de bola.
O México, que no último amistoso antes do Mundial venceu a Itália por 2 a 1, jogou no 3-5-2, com as promessas Giovani dos Santos e Carlos Vela; além do veterano Rafa Márquez, que atuou como homem da sobra na zaga.
O jogo
Logo ao dois minutos, o ala direito Aguilar cruzou e o goleiro sul-africano espalmou para frente. Na sobra, Giovani dos Santos bateu prensado e ganhou o primeiro escanteio da Copa do Mundo 2010. Com o jogo concentrado no meio-campo, o segundo lance de pergido só veio aos 14, com Franco, em uma cabeçada para fora após cobrança de escanteio.
O primeiro chute da equipe de Parreira veio um minuto depois. Depois de falta em Mphela, Pienaar cobrou por cima do gol.
Aos 18, o meia Juarez levou o primeiro cartão amarelo do Mundial após cortar um passe com a mão. Dois minutos depois, Giovani dos Santos, o mais perigoso jogador mexicano, avançou e chutou à esquerda do gol de Khune.
A África do Sul, no entanto, não se intimidou. Os meias sul-africanos fizeram boa troca de passes e acharam Mphela na esquerda. O atacante cruzou e Pérez teve dificuldades para fazer a defesa.
Aos 27, foi a vez de Dikgacoi levar o amarelo após falta em Giovani. Na cobrança, Rafa Marquez bateu mal. O México, em cima, assustou novamente aos 32. Vela enfiou para Franco que tocou em cima do goleiro Khune.
Aos 37, a equipe de Javier Aguirre marcou com Vela. O assistente, porém, assinalou impedimento do jovem atacante após o toque de cabeça de Franco. No fim da prmeira etapa, foi a vez da África do Sul fazer uma blitz na defesa mexicana. Em dois lances seguidos, em uma saída errada de Pérez em escanteio e em uma boa descida de Tshabalala pela esquerda. O atacante Mphela não alcançou o cruzamento.
No segundo tempo, Parreira promoveu a primeira substituição, com Masilela no lugar de Thwala. Com o México em cima, o primeiro gol veio no contra-ataque sul-africano aos 10. Mphela escapou pelo meio em velocidade e lançou Tshabalala na esquerda. O meia invadiu a área e chutou no ângulo esquerdo de Pérez. O meia marcou o 45° gol em aberturas de Copas do Mundo.
O México tentou responder aos 14. Giovani dos Santos fez boa jogada pela direita e chutou. Khune espalmou para escanteio. Aos 20, novamente no contra-ataque, Mphela chutou, a bola bateu na zaga e sobrou para Modise. Cara a cara com o goleiro Pérez, o atacante não conseguiu concluir no gol.
Três minutos depois, o mesmo Modise invadiu a área, caiu e pediu pênalti. O técnico Javier Aguirre, então, trocou Vela pelo veterano Blanco e Franco por Hernandez. Os Bafana Bafana então passaram a se defender com pelo menos 10 jogadores atrás da linha da bola. O México, cansado e mais cadenciado, passou a alçar bolas na área. Em uma delas, Guardado lançou, a defesa sul-africana parou pedindo impedimento e o zagueiro Rafa Márquez conferiu ao tocar na saída de Khune.
Nos minutos finais, o México passou a valorizar ainda mais a posse de bola a espera do apito final. Mas ainda teve tempo para um susto final. Aos 44, em novo contra-ataque, Mphela, frente a frente com Pérez chtou na trava esquerda.
Hoje, às 15h30 (horário de Brasília), na Cidade do Cabo, no estadio Green Point, a França enfrentará o Uruguai no segundo jogo do grupo A.
O México voltará a jogar no dia 17, quinta-feira, contra a França em Polokwane, no estádio Peter Mokaba.
Os anfitriões farão sua segunda partida dia 16, em Pretória. O adversário será a equipe uruguaia.
* Fonte: Portal Copa 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário