Se aproveitando do design semelhante ao do Facebbok, um aplicativo que supostamente protege as contas da rede social está na verdade roubando informações pessoais dos usuários. O objetivo é obter ganhos financeiros. Segundo a Norton, empresa especializada em segurança na área de TI, o app serve como ponte para um site de phishing.
De acordo com o Norton Cybercrime Report, nos últimos doze meses, 40% dos usuários brasileiros de redes sociais foram vitimas de crimes virtuais nesta plataforma. Por isso, os internautas devem ficar atentos à ameaça.
O app induz aos usuários à se logarem em suas contas da rede social, inclusive digitando o código de confirmação. Com isso, os internautas teriam acesso ao aplicativo e, consequentemente à falsa proteção:
Porém, dá para perceber que os cibercriminosos fizeram um trabalho de design precário, já que o código de confirmação gerado, quando o usuário se cadastra, é sempre o mesmo: 7710. Outro artifício empregado no app para mascarar o seu teor falso é a informação de que a rede social cadastrada estaria segura em 24 horas: golpes nas plataformas sociais e, de modo geral, na web, a empresa especializada em segurança dá algumas dicas:
Nunca clique em links suspeitos em mensagens de email;
Cuidado ao oferecer informações pessoais ao responder um email;
Não insira dados sigilosos em qualquer pop-up que aparece no navegador principal;
Somente disponibilize informações em sites que tenham “https” no endereço da web ou um cadeado de proteção;
Utilize software de segurança original e atualizado em seus equipamentos conectados à internet;
Sempre relate sites e e-mails falsos. Qualquer desconfiança de phishing no Facebook pode ser denunciado ao phish@fb.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário