quinta-feira, 31 de março de 2016

LULA DESANIMA E IMPEACHMENT DE DILMA É INEVITÁVEL

Caso Lula siga mostrando dúvida em relação à possibilidade de derrotar o impeachment, Dilma Rousseff já pode dar a queda como certa. A avaliação é do dirigente de um dos principais partidos no Congresso Nacional. Ele avalia que o governo ainda pode ter 182 votos para evitar o impedimento (são necessários 171). Desde que, além de distribuir cargos, faça campanha intensa para convencer deputados de que ainda há chance de vitória. O desânimo de Lula não ajuda.
TROCO
O dirigente fez conta na ponta do lápis. Além de 97 parlamentares de partidos como PT e PC do B, o “núcleo duro” do governo, Dilma poderia contar com 8 votos no PMDB, 27 no PP, 20 no PR e 22 de partidos nanicos. O PSD de Gilberto Kassab compareceria com apenas 8 Deputados, numa mostra de que o amplo espaço dado a ele em quase nada ajudou o governo.
Mônica Bergamo, Folha de São Paulo

quarta-feira, 30 de março de 2016

BABÃO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA: É A FIGURA MAIS PERIGOSA DE UMA PREFEITURA MUNICIPAL

O Babão da Administração Pública é aquela pessoa que bajula o seu Chefe e os Assessores mais próximos. Procura nunca desagradar e JAMAIS contra o Chefe emite uma posição contrária. É uma pessoa pobre de espírito e que somente age assim com medo de sofrer retaliações tanto do seu Chefe, como dos demais babões da alta linhagem da administração. Geralmente são pessoas egoístas e que querem alcançar resultados a todo custo, nem que para isso tenha que fazer fuxicos ao seu Chefe com relação, até, ao seu colega de trabalho. O babão procura ter o máximo de intimidade com o seu superior, o qual por ser uma pessoa vaidosa e apegada ao poder, adora ser babado. São pessoas traidoras, falsas. LACAIOS, MEDIOCRES.
Diz que gosta muito do Chefe, que o Chefe é uma pessoa especial, vai constantemente a casa do Chefe, dedura o amigo de trabalho ao Chefe, distorce a verdade dos fatos, tolera atitudes deseducadas do Chefe, tem medo do Chefe, defende o Chefe com unhas e dentes, não admite que ninguém critique o Chefe e por aí vai.
Prefeito entra, Prefeito sai e tem uma figura que sempre está presente… o babão da Administração Pública. Apesar de normalmente não gostar de trabalhar, o babão está sempre grudado no “Chefe”, catando as migalhas do poder.
Tem até o Babão que é grande contador de histórias, mestre dos conhecimentos, de tudo ele entende, se acha detentor de uma gigantesca força política, sempre só abre a boca pra falar besteira e despojar arrogância, querendo ser o senhor da verdade, não aceita que alguém fale do Chefe, que ele está na linha de frente para defendê-lo. O certo é que tem babão para todo tipo e gosto. Mas com os salários que recebem, tem que defender o Chefe ou perde a boquinha.
O babão é uma peça descartável pelos poderosos sempre que preciso por estes, continua a engrossar fileiras à frente dos atuais poderosos de plantão, amaciando-lhes o ego, servindo de tapume ou até mesmo de viseira, executando tudo que lhe for determinado e o que é pior: aconselhando-os, desde que os conselhos dados não venham de encontro às vaidades pessoais do Chefe. Vaidades estas sobejamente conhecidas pelos babões. Como pertence a uma raça que se eterniza, o babão sabe ser conveniente quando necessário, servindo de “pano de chão” para os poderosos até que caiam em desgraça, quando então abrem o jogo, vomitam tudo o que sabem, choramingam, esperneiam, até que encontrem outros a quem possa prestar os seus “relevantes serviços”, a troco, na maioria das vezes, de migalhas e humilhações. Mas, tal qual o “vira latas” que vem granindo aos pés do dono para apanhar, também o sujeito subserviente, agacha-se ante os poderosos, despido de honra e de caráter.
Obs.: Segundo informações (dentro da Prefeitura) existem até cargos com renumerações especificadas para determinados babões. É só conferir no PORTAL DA TRANSPARÊNCIA (senadoreloidesouza.rn.gov.br/transparência.html).  

GOVERNO DO RN PAGA SALÁRIOS NOS DIAS 04 E 05 DE ABRIL

O Governo do Estado vai pagar o funcionalismo nos dias 04 e 05 de abril. 
Aposentados e pensionistas receberão no dia 04 e servidores ativos no dia 05.
Justificativa da Secretaria de Planejamento: os repasses da União ao RN, entre janeiro e março, apontam para queda de 14,55% em relação ao mesmo período do ano passado. 
Somente a frustração dos royalties nesses três primeiros meses de 2016 já chega a 40,46%, também se comparado o mesmo período de 2015.
As transferências do Fundo de Participação dos Estados também caíram 13,64%.
“Os Estados menores que dependem mais das transferências federais precisam que a economia brasileira reaja e isso não vem acontecendo. A equipe do Governo tem redobrado os esforços para amenizar os efeitos dessa crise devastadora. Medidas como a redução em quase R$ 300 milhões no custeio e o realinhamento de tributos são importantes, mas devem estar alinhadas com a reação da economia do País. Em que pese as dificuldades, o Governo tem conseguido pagar a folha nos primeiros dias do mês subsequente, conforme previsto em Lei. Continuaremos trabalhando e torcendo para que essa realidade mude o mais rápido possível”, justificou o Secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira.

IMPEACHMENT JÁ TEM DATA MARCADA: 21 DE ABRIL

Deu no Cláudio Humberto:
O impeachment da Presidente Dilma Rousseff será votado na Câmara dos Deputados no feriado de 21 de abril, uma quinta-feira, segundo garantem os principais líderes partidários. A intenção do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), era pôr o assunto em votação no domingo 17 ou 24 de abril, com o povo na rua, mas a tendência é que seja realizado mesmo no Dia de Tiradentes. Com o povo na rua.

ZIKA VÍRUS JÁ CIRCULA EM TODO O BRASIL

Em boletim divulgado nesta terça-feira (29/03), o Ministério da Saúde confirmou que a transmissão do zika vírus já ocorre em todo o País. O balanço identifica a circulação do vírus também no Acre, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Estados que até a última semana não continham registros de transmissão local. Dessa forma, os 26 Estados do País mais o Distrito Federal estão com circulação do zika.
A mudança atesta a velocidade de propagação do vírus, transmitido pelo Aedes Aegypti. “A transmissão ocorre numa rapidez muito maior, por exemplo, que chikungunya”, afirmou ao Jornal “O Estado de São Paulo” o Diretor do Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
Ainda não há uma explicação para esse comportamento. Uma das hipóteses, no entanto, é o tipo de sintoma provocado nos pacientes, mais leve do que os da dengue e da chikungunya. “Como em alguns casos a doença não traz sintomas, pessoas infectadas se expõem mais, ficando mais suscetíveis a picadas de mosquitos”, completou o Diretor. Quanto mais mosquitos contaminados, maior o potencial de propagação da doença.
IG

PMDB DO RN TEM CERCA DE 100 INDICAÇÕES NA ESTRUTURA DE CARGOS FEDERAIS DO ESTADO

O PMDB do Rio Grande do Norte indica quase cerca de 70% dos cargos federais passíveis de indicação política no Estado. Estudo feito sobre as indicações do partido no Rio Grande do Norte aponta que entre Presidências e Superintendências, além de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e Funções Gratificadas (FG), somam quase 100 o número de indicados do PMDB.
O PMDB oficializou nesta terça-feira (29/03), o desembarque da gestão da Presidente Dilma Rousseff. A partir de agora, o partido está desobrigado a permanecer com os cargos. No Rio Grande do Norte, as indicações do PMDB para cargos federais são feitas pelo Presidente do Diretório do PMDB, ex-Deputado Federal e ex-Ministro do Turismo Henrique Alves, e pelo Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).
Segue a lista de cargos indicados pelo PMDB Potiguar:
1 – Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Antônio Barbosa e mais cinco DAS.
2 – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) Regional Fortaleza –, Walter Gomes e mais de dez DAS.
3 – DNOCS estadual, José Eduardo Alves, sobrinho de Henrique Alves, filho de Anna Catarina Alves, e mais dez DAS.
4 – Delegacia do Ministério da Agricultura, jornalista Woden Madruga, e mais três DAS.
5 – Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Francisco Diniz e mais duas diretorias.
6 – Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Emmerson Fernandes.
7 – Instituto Nacional de Seguridade Social de Natal, Dione Oliveira Pereira, e mais oito DAS, fora agência de cada município.
8 – Superintendência do INSS do Nordeste, João Maria Lopes.
9 – Superintendência da Pesca, Sheila Farias Leite de Araújo, que substituiu Abraão Lincoln Ferreira da Cruz Júnior.
10 – Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Do Agora RN

terça-feira, 29 de março de 2016

AOS GRITOS DE “FORA PT”, PMDB ROMPE COM GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA

O Diretório Nacional do PMDB decidiu nesta terça-feira (29/03), por aclamação, romper oficialmente com o governo da presidente Dilma Rousseff. Na reunião, a cúpula peemedebista também determinou que os seis ministros do partido e os filiados que ocupam outros postos no Executivo Federal entreguem seus cargos.
O Vice-Presidente da República e Presidente Nacional do PMDB, Michel Temer, não participou da reunião que oficializou a ruptura com o governo sob o argumento de que não desejava "influenciar" a decisão. No entanto, ele teve participação ativa na mobilização pelo desembarque do partido e passou toda a segunda-feira (28/03) em reuniões com parlamentares e Ministros do PMDB em busca de uma decisão “unânime”.
Comandada pelo Primeiro Vice-Presidente do PMDB, Senador Romero Jucá (PMDB-RR), a reunião durou menos de cinco minutos. Após consultar simbolicamente os integrantes do partido, Jucá decretou o resultado da votação.
"A partir de hoje, nessa reunião histórica para o PMDB, o PMDB se retira da base do governo da Presidente Dilma Rousseff e ninguém no País está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do PMDB", enfatizou.
A decisão do PMDB aumenta a crise política do governo e é vista como fator importante no processo de impeachment de Dilma. Há a expectativa de que, diante da saída do principal sócio do PT no governo federal, outros partidos da base aliada também desembarquem da gestão petista.
Atualmente, o PMDB detém a maior bancada na Câmara Federal, com 68 Deputados Federais. O apoio ao governo, porém, nunca foi unânime dentro da sigla e as críticas contra Dilma se intensificaram com o acirramento da crise econômica e a deflagração do processo de afastamento da Presidente da República.
Nathalia Passarinho e Fernanda Calgaro, do G-1, em Brasília

JOSÉ VIEIRA É ELEITO MAIS UMA VEZ PRESIDENTE DA FAERN

O agropecuarista José Vieira foi reeleito por unanimidade, nesta terça-feira (29/03), para mais um mandato à frente da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte. Ele terá mais quatro anos como Presidente da FAERN, a partir da posse oficial marcada para o dia 09 de setembro.
Advogado e Técnico em Leite e Derivados, Vieira é hoje o principal negociador da dívida dos produtores rurais na qualidade de Presidente da Comissão Nordeste da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), atribuição assumida no ano passado, ocasião em que também tomou posse como Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE no RN.
Presidentes e Delegados Representes de todos os Sindicatos Rurais ligados ao Sistema FAERN/SENAR reconduziram José Vieira à Presidência de sua entidade máxima no Estado.
Em seu discurso, José Vieira agradeceu a confiança dos Sindicatos Rurais, falou sobre a luta em Brasília pela renegociação das dívidas dos produtores e estabeleceu, entre suas metas prioritárias, obter recursos para a construção de uma sede própria para a FAERN, reforçando o atendimento técnico e jurídico aos produtores rurais.
A nova diretoria eleita tem a seguinte composição:
PRESIDENTE - José Álvares Vieira
1º VICE-PRESIDENTE - César Augusto de Medeiros Martins
VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO - Ozailton Teodósio de Melo
VICE-PRESIDENTE DE SECRETARIA - Antônio Gomes dos Santos
VICE-PRESIDENTE DE FINANÇAS - Ubirajara Lopes de Araújo Filho
VICE-PRESIDENTE REGIONAL - Antônio Evandi de Souza
VICE-PRESIDENTE REGIONAL - Ivonaldo Diniz
VICE-PRESIDENTE REGIONAL - Luiz Segundo Jácome da Costa Britto,
VICE-PRESIDENTE REGIONAL - José Cícero de Oliveira,
Conselho Fiscal, Membros Efetivos:
Eduardo Gomes Barreto
Antônio Fernandes de Oliveira
Maria Edileuza Queiroz de Aquino
Conselho Fiscal, Membros Suplentes:
Rui Lopes da Silva
João Virgínio Emerenciano Filho
Julio César de Azevedo
Delegados Representantes, Membros Efetivos,
José Álvares Vieira
César Augusto de Medeiros Martins
Delegados Representantes, Membros Suplentes
Ozailton Teodósio de Melo
Ubirajara Lopes de Araújo Filho

PETROBRAS JÁ DEMITIU 170 MIL FUNCIONÁRIOS APÓS A LAVA JATO

Desde que foram alvejadas pela Operação Lava Jato, há pouco mais de dois anos, a Petrobras e suas subsidiárias demitiram 169,7 mil pessoas.
O corte já representa o equivalente a 61% da equipe atual, que estava em 276,6 mil em fevereiro de 2016.
Em dezembro de 2013, eram 446,3 mil pessoas –de cada dez trabalhadores empregados antes da Lava Jato, quatro foram dispensados.
Os dados foram compilados pela Folha, a partir de dados apresentados ao Conselho de Administração da Estatal e da pesquisa nos relatórios publicados pela empresa nos últimos 12 anos.
Os números mostram que, em meio à euforia das enormes reservas do pré-sal, a estatal saiu de 198,9 mil funcionários em 2004 para o recorde de 446,3 mil em 2013.
Folha de São Paulo

“DENTRO DE 90 DIAS TALVEZ EU NÃO ESTEJA MAIS AQUI”, DIZ DILMA ROUSSEFF

O Colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, publicou informação apontando que a Presidente Dilma Rousseff fez uma declaração bastante surpresa em conversa recente com um Presidente de partido da base. Segundo o interlocutor, Dilma declarou: “dentro de 90 dias talvez eu não esteja mais aqui”.
As próximas semanas devem ser decisivas para a política brasileira, em jogo está o desembarque do PMDB do governo, o processo de impeachment da Presidente Dilma, a investigação e o impasse sobre o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as investigações sobre o Presidente da Câmara Eduardo Cunha, entre outros temas.

MERCANTE JÁ ADMITE QUE O GOVERNO DE DILMA ACABOU

O Ministro da Educação, Aloizio Marcadante, disse nesta segunda feira (28/03) “não saber” que governo o Brasil terá pela frente. A declaração ocorreu durante uma entrevista sobre qualificação de Professores no Brasil, após pergunta de Jornalistas sobre o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Por Robson Pires

SE HENRIQUE LARGOU O OSSO, DILMA REALMENTE CAIU, DIZ COLUNISTA

Deu em Cláudio Humberto:
“Se Henrique Alves largou o osso, a casa de Dilma realmente caiu. Ele até pediu ao PMDB para ficar mais dois meses agarrado ao Ministério do Turismo. E se credencia a ser Ministro em eventual governo Temer.
O ex-Ministro do Turismo Henrique Alves queria continuar no cargo para não largar a boquinha ou com medo de perder o foro privilegiado?

SAÍDA DE HENRIQUE ALVES DO GOVERNO OBRIGA GARIBALDI A OFICIALIZAR POSIÇÃO

A saída de Henrique Alves da base aliada às vésperas da reunião que selará o rompimento oficial do PMDB obriga seu primo, o Senador Garibaldi Filho, a oficializar sua posição sobre o futuro da legenda.
Por quê?
Até então, Garibaldi se mantinha discreto sobre a questão do impeachment, mas algo mais. Além do processo de afastamento da Presidente Dilma Rousseff, há um reordenamento nas alianças político-partidárias também no Rio Grande do Norte.
Por Robson Pires

segunda-feira, 28 de março de 2016

MAIS DE 60% DOS PARTIDOS APOIAM IMPEACHMENT

Um levantamento da Arko Advice aponta alto índice de adesão ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff. De acordo com a empresa de consultoria política, localizada em Brasília, “mais de 60% dos Deputados votam a favor do impedimento de Dilma”. O restante flutua no campo do voto contrário ou da indefinição. São necessários 342 votos entre 513 Deputados.
Segundo o blogue do Magno Martins, entre os partidos aliados, tirando PT e PCdoB, totalmente contrários, os outros atingem números a partir de 50% a favor, como PP e PDT. No caso do primeiro, pode haver nova adesão. O PP se reúne na quarta-feira (30/03) para discutir o rompimento com o governo. No caso de PMDB, PR e PSD, os percentuais oscilam entre 60% e 70% de apoio ao impeachment.
No PRB, definido como independente, o percentual favorável é de 70%. No PV, fica em torno de 80%, e na Rede, em 20%. Na oposição (PSDB, DEM, SD, PSC e PPS), a adesão está na casa de 90%. Porque, embora possua maioria pró-impeachment (80%), o PSB não chega à unanimidade. O PSOL é outro opositor dissidente: seus seis Deputados são contra o impedimento.
 

SUBESTIMAR O POVO EM ELEIÇÃO É NÃO CONHECER SEU PODER DE DECISÃO

Venho acompanhando passo a passo as últimas eleições em Senador Eloi de Souza, sei mais ou menos, como elas aconteceram e quais foram os vencedores e os perdedores. 
Cada eleição tem diferentes histórias, geralmente tem sempre um salvador da pátria que finda decepcionando.  
O povo conhece cada um, sabe quem representa esperança de mudança para uma realidade diferente, da que tem vivido hoje Senador Eloi de Souza.
Não há o que iludir, nem o que temer. Quem quiser continuar como boi ferrado, fique no curral dos atuais mandatários, batendo palmas para os que aí estão. 
Quem quiser o retorno do domínio de um clã familiar, que comeu caviar e deu migalhas para quem o seguiu, dê o pescoço  para volta da canga dos que por um bom tempo dominaram o Município, seguindo seus caprichos e desejos.
Para aqueles que desejarem uma Cidade Feliz, aposte na mudança que será protagonizada por um filho da terra por nome de Ozael Teodosio de Melo (conhecido por BAÍA), que teve e tem mostrado espírito de resistência, comportamento para superar os reveses da vida, com paciência e esperança de vitória, que não será só dele, mas, principalmente, dos excluídos pela atual gestão.
Estão querendo subestimar a capacidade do povo, com ofertas eleitoreiras, com bugigangas enganadoras para ficarem com a parte boa do erário, usando o dinheiro público para suas melhorias pessoais. 
Querem permanecer com a botija do poder para vantagens próprias, esquecendo-se das necessidades coletiva.  Este tem sido o modelo de gestão dos atuais governantes.
O povo a cada dia vai absorvendo que estas ofertas enganadoras, em vésperas de eleições, não passam de mentiras, com vistas a atrair pessoas para sufragar os nomes de seus candidatos nas urnas e depois descartá-los. Mas, o que se vem notando é que o povo com a sabedoria de quem quer ver algo acontecer diferente, não aceita essas falsas promessas, feitas por aqueles que não mudam o jeito de fazer política e continuam oferecendo o velho toma lá dá cá, não tendo um mínimo de respeito e de ética para com o povo, além de acharem que o voto é um produto de compra e venda.
Neste curral político usado pelos governantes de hoje, tem de tudo, até o tempo da compra e da recompra. É isto o que se vê sendo praticado por aqueles que são acostumados a fazer negociações deste tipo. 
Na nossa humilde ótica, a vez de BAÍA chegou e ele vai vencer com o apoio popular. 
O pré-candidato BAÍA, que hoje conta com importantes apoios de lideranças e grupos de amigos, além de uma boa parte da população, terá, como maior trunfo a simpatia daqueles que vem demonstrando o desejo de mudança. 
Tenho uma dica para oferecer ao pré-candidato BAÍA: confie no povo pobre, humilde, consciente e generoso do bravo Município de Senador Eloi de Souza que vem  lutando por um futuro diferente do presente e do passado.
Deixe que os oportunistas a cavalheiro escute a proposta de cada um, porém, deixe todos a vontade para seguir o rumo que desejar. 
Não tenha medo de ir a luta, abrace o povo, converse com nossa gente, respeite os homens e as mulheres de bem do nosso Município, todos com certeza irão compreender a sua luta e ajudar nesta batalha que com certeza será a vitoria dos mais humildes. 
Entregue sua bandeira de luta nas mãos de Deus e do povo, ambos saberão como fazer para arrebatar o poder de quem se acha dono da sua vontade. 
Vamos pra frente que atrás vem gente!!!

RAPIDINHAS... RAPIDINHAS...

CONCURSO - Diante da reforma administrativa, a Câmara Municipal de Natal promoverá concurso público, ainda este ano. Segundo o Presidente da Casa, Vereador  Franklin Capistrano, a medida vai impactar na redução dos cargos comissionados.
OLHOS FECHADO - Você já se perguntou por que fecha os olhos quando beija outra pessoa? A ciência sim e pode ter encontrado a resposta para essa questão. Segundo um estudo da Universidade de Londres, na Inglaterra, as pessoas fecham os olhos para manter o foco na tarefa que estão realizando.
MAGIA NEGRA - A conversa do PMDB nacional com a Presidente Dilma Rousseff na próxima terça feira (29/03) não será decisiva para o rompimento com o governo. Dilma vai oferecer muito ao PMDB. O PMDB vai balançar e talvez seja convencido a permanecer dando apoio ao governo. O PT está fazendo até magia negra.
TENSÃO I - A dois dias da decisão do PMDB sobre a permanência na base aliada do governo da Presidenta Dilma Rousseff, a tensão no cenário político aumenta e peemedebistas favoráveis e contrários ao rompimento tentam ganhar apoio em articulações de bastidores.
TENSÃO II - O partido, presidido pelo Vvice-Presidente da República, Michel Temer, marcou para as 15:00 horas da próxima terça-feira (29/03) a votação sobre a permanência no governo. A eleição será realizada em um dos Plenários da Câmara dos Deputados e pode mudar a condução dos trabalhos no Planalto e no Congresso Nacional.

CHIKUNGUNYA PODE CAUSAR ARTRITE CRÔNICA, MENINGITE E INFLAMAÇÃO NO CORAÇÃO

Erra quem pensa que a infecção pelo chikungunya causa dores terríveis apenas durante os dias em que o vírus está circulando no corpo da pessoa que o contraiu. Especialistas explicam que as dores e outros problemas mais sérios persistem em uma porcentagem de pessoas que foram picadas pelo mosquito que carregava esse vírus. Inflamação crônica nas juntas, problemas de visão e até mesmo meningoencefalite, uma espécie de meningite.
De acordo com o Infectologista Jessé Alves, já se tinha conhecimento de que o chikungunya era mais do que uma simples infecção por causa dos surtos que aconteceram nas Ilhas Reunião, no Oceano Índico. “Na América Central e Caribe teve um número imenso, mais de um milhão de notificados também”, diz o Médico.
A dor do chikungunya, de acordo com Alves, é como se fosse um problema reumatológico. “Há estudos de acompanhamento desses pacientes que mostram que realmente um percentual bastante significativo pode ter sintomas articulares até três anos depois da infecção”, explica.

ALA DO PMDB QUER EXPULSÃO DOS QUE NÃO DEIXAREM CARGOS NO GOVERNO DO PT

A ala oposicionista do PMDB quer impedir que os sete Ministros filiados ao partido se licenciem da legenda para permanecer nos cargos.
Defensores do rompimento querem aprovar nesta terça-feira (29/03), a expulsão de quem se recusar a desembarcar do governo.
Hoje, além da Vice-Presidência da República, o PMDB ocupa os Ministérios da Saúde, Minas e Energia, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Turismo, Aviação Civil e Portos.
Por Robson Pires

 

CHEFES MILITARES CONSIDERAM O GOVERNO ACABADO E SE ENTENDEM COM POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO

Deu no Cláudio Humberto:
Um dos sinais reveladores do declínio da Presidente Dilma no poder tem sido a aproximação dos chamados setores “de Estado” com a oposição. Representantes do Itamaraty, inconformados com a nova condição brasileira de “anão diplomático”, e a significativa interlocução com Chefes Militares, em geral muito discretos.
Todos se mostram preocupados, mas concordam em um ponto: o governo Dilma acabou. A informação é do Colunista Claudio Humberto, do Diário do Poder.
Um dos Comandantes das três Forças pediu reunião urgente com o Líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP). Será nesta terça (29/03).
A inquietação dos Comandantes Militares reflete a caserna, onde estão brasileiros indignados clamando por mudança como quaisquer outros.
Os Chefes Militares rejeitaram a idéia do Planalto de decretar “Estado de Defesa” para coibir e reprimir manifestações, como na Venezuela.
As discussões sobre o “Estado de Defesa”, cogitado por Dilma, foram reveladas a políticos da oposição nas conversas com Chefes Militares.

ESTÁ CHEGANDO O PRAZO DO SALVE-SE QUEM PUDER

No dia 02 de abril vindouro, expira-se o prazo para os políticos que desejam mudar de legenda ou permanecer onde estão, garantindo sua legitimidade, como postulantes ao voto do eleitor em 02 de outubro próximo.
Nesta data deve está definindo, o domicilio partidário dos postulantes ao pleito majoritário e proporcional, fixado em seis meses a data base antecedente a eleição. 
Também exige que ocupantes de primeiro escalão nos Municípios, se afastem das funções para poder ser candidato.
Neste espaço de tempo todos os partidos tem gente servindo de cobaia para alguém, sem se falar que existem aqueles que trabalham de bandido, tentando melar o filme dos artistas principais. 
Os pré-candidatos, que procure descobrir estes focos conspiratórios, tentando puxar o tapete, para que estes coadjuvantes apareçam mais valorizados. 
É bom os pré-candidatos terem muito cuidado com os espertalhões da política local, principalmente os postulantes a uma cadeira no legislativo, quem se comportar como amador, poderá dançar neste processo.

quarta-feira, 23 de março de 2016

GOVERNO ASSINA CONTRATO COM A ANA PARA AVALIAR ÁGUAS DO RN

O Governador Robinson Faria recebeu nesta quarta-feira (23/03), o Diretor de Gestão de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella. Na ocasião, foi assinado um contrato de adesão do programa QUALIÁGUA, que vai permitir avaliar os recursos hídricos do Rio Grande do Norte. O Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) será responsável por executar o projeto, onde serão monitorados 63 pontos, entre açudes, lagoas, poços e rios perenes. Com a adesão do programa, o Estado vai receber da ANA nos próximos cinco anos, cerca de quatro milhões de reais para realizar o projeto.
De acordo com o Governador, Robinson Faria, o projeto veio para potencializar um trabalho que já vem sendo realizado pelo IGARN. “Ficamos muito satisfeitos com a adesão do programa, já que seremos capazes de duplicar a capacidade de monitoramento da qualidade das águas superficiais do Estado, oferecendo mais qualidade de vida e segurança à população”, afirmou Robinson Faria.

RAPIDINHAS... RAPIDINHAS...

CARGOS - Caso o PMDB decida deixar o governo no próximo dia 29, os Ministros indicados terão 30 dias para deixar os cargos. Segundo o Diretório Nacional, isso permitiria à Presidente Dilma Rousseff reorganizaria seu staff. Em tempo: o PMDB tem mais de mil ocupantes de cargos no governo.
PILULA DO CANCER - O governo federal divulgou que os primeiros resultados de testes independentes feitos com a “pílula do câncer”, desenvolvida por Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), não são animadores. Análises mostram que elas têm pouco ou nenhum efeito sobre células tumorais.
ENCONTRO - Senadores do PT ficaram entusiasmados com os primeiros retornos do encontro do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Presidente do Congresso, Renan Caheiros (PMDB-AL), e com o ex-Presidente José Sarney. Até então, a avaliação era que o processo de impeachment passaria de forma rápida no Senado, depois de aprovado pela Câmara. Para petistas, se Renan mantiver o compromisso assumido com Lula, o cronograma do processo de impeachment no Senado poderá ser mais lento do que o imaginado inicialmente.
ASSESSOR - A Agência de Notícias Reuters revelou que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode se tornar Assessor Especial da Presidência da República se não puder assumir a Casa Civil, disse hoje, o Ministro Jaques Wagner, Chefe do Gabinete Pessoal da Presidente Dilma Rousseff.
GRATUIDADE - Deputados Estaduais presentes à sessão plenária desta quarta-feira (23/03) votaram sim ao Projeto Transporte Cidadão, de iniciativa do Governo do Estado, que concede gratuidade no transporte a pessoas portadoras de deficiência e famílias com renda per capita de até um quarto do salário mínimo. O transporte será para moradores da Região Metropolitana de Natal e contempla ainda pessoas com doenças crônicas, desempregadas, gestantes, idosas e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal.

HENRIQUE ALVES APARECE NOS DOCUMENTOS DA ODEBRECHT

Documentos apreendidos pela Polícia Federal listam possíveis repasses da Odebrecht para mais de 200 políticos de 18 partidos políticos. É o mais completo acervo do que pode ser a contabilidade paralela revelada ontem (22 de março de 2016) pela força-tarefa a Operação Lava Jato.
As planilhas estavam com Benedicto Barbosa Silva Júnior, Presidente da Odebrecht Infraestrutura. Ele é conhecido no mundo empresarial como “BJ”. Foram apreendidas na 23ª fase da operação Lava Jato, batizada de “Acarajé”, realizada no dia 22 de fevereiro de 2016.
Como eram de uma operação de um mês atrás e só foram tornados públicos ontem (22/03) pelo Juiz Federal Sérgio Moro, os documentos acabaram não sendo mencionados no noticiário sobre a Lava Jato. As planilhas são riquíssimas em detalhes –embora os nomes dos políticos e os valores relacionados não devam ser automaticamente ser considerados como prova de que houve dinheiro de caixa dois da empreiteira para os citados. São indícios que serão esclarecidos no curso das investigações da Lava Jato.
Os documentos relacionam nomes da oposição e do governo: são mencionados, por exemplo, Aécio Neves (PSDB-MG), Romero Jucá (PMDB-RR), Humberto Costa (PT-PE) e Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, e o Ministro do Turismo, Henrique Alves (PMDB-RN), entre vários outros.
Por Fernando Rodrigues

ÁGUA DO MAR PODE DAR SEGURANÇA HÍDRICA PARA GRANDES CIDADES, DIZ DIRETOR DA ANA

O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse que é preciso considerar a dessalinização da água do mar como fonte alternativa para a segurança hídrica das grandes cidades brasileiras, mesmo sendo uma tecnologia cara. Andreu participou do seminário organizado pela ANA para o Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22/03).
A quantidade de água no mundo é finita, mas renovável, porém, segundo Andreu, além do aumento contínuo da demanda nas cidades e na agricultura, em vários aspectos a água está sendo degradada, portanto depois não pode ser utilizada. “Essas alternativas, como reuso, captação de água de chuva, adoção de tecnologia nas edificações e, inclusive, a dessalinização, colocariam água nova no sistema no sentido de tentar equilibrar essa equação que hoje é desfavorável para a água”, disse. O Brasil já utiliza a tecnologia de dessalinização da água do mar. Um exemplo é o Arquipélogo de Fernando de Noronha que tem sua água obtida desta forma.

BANCOS FECHAM NA SEXTA-FEIRA SANTA

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas Agências Bancárias no feriado nacional de Sexta-feira da Paixão (25/03). A população poderá usar os canais alternativos de atendimento para as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia (28/03), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

STF RECEBE PRIMEIRA AÇÃO POPULAR CONTRA NOMEAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA

Uma Advogada, um Comerciante, três funcionárias públicas, um estudante e um topógrafo ajuizaram nesta terça-feira (22/03) uma ação popular, a primeira desse tipo a chegar no Supremo Tribunal Federal (STF), para anular a nomeação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Ministro-Chefe da Casa Civil.
O grupo, residente de Jaguariúna, em São Paulo, alega que a Presidente Dilma Rousseff cometeu abuso de poder ao nomear o ex-Presidente, o que, segundo o documento, “viola a confiança pública e macula a Administração Pública”. Esta é a 23ª ação questionando o ato de Dilma no Supremo.

DILMA FAZ POSE DE VÍTIMA JUNTO A OUTROS GOVERNOS

Deu no Cláudio Humberto:
À revelia dos Diplomatas, que não concordariam em participar da armação, o Palácio do Planalto articula com governos da América do Sul, igualmente populistas, a “denúncia” de que “um golpe” estaria em curso, e não uma grande operação da Justiça Federal que investiga, processa e prende políticos corruptos que atuam à sombra do governo desde 2004, no primeiro governo Lula. Foi tudo combinado. A senha foi da própria Presidente Dilma, ao declarar que “há um golpe em curso”.

terça-feira, 22 de março de 2016

SENADOR ELOI DESOUZA: PREGÃO ELEITORAL NO ATACADO E NO VAREJO

A campanha ainda não foi oficializada pelos prazos regimentais da Lei Eleitoral vigente, porém, nos bastidores da política local, acontece um caldeirão efervescente, elevando a temperatura de quem desejar participar deste simulado pregão eleitoral.
Na área da atual gestão municipal, falta recursos para investimentos coletivos na aplicação de melhorias públicas, para fazer avançar a educação, garantir uma saúde eficiente, uma agricultura realmente produtiva, um esporte promissor para os jovens e uma assistência social mais humanizada para o povo de Senador Eloi de Souza. 
Todavia, a politicagem praticada pela atual gestão, usando a estrutura do erário, é uma constante na oferta de vantagens a quem desejar mudar o direcionamento do seu voto. 
O pregão tem vantagem para oferecer ao eleitor no atacado e no varejo. 
As promessas dos atuais situacionistas, principalmente do pseudo profeta da política local, é sempre a mesma: vota comigo, fica do nosso lado, se aceitar o convite, tenho um cargo para lhe oferecer, tenho uma função gratificada para lhe dá”. 
O interessante são algumas cabeças pensantes, que até bem pouco tempo, se diziam decepcionados com a gestão atual, tendo que dizer o contrário. 
Alguns fazem agora o vergonhoso coro do aplauso. 
Tem gente com  formação de conhecimento elevado, chamando o atual gestor de Prefeito nota 10. 
Tem uns oportunistas invertendo sua consciência para conseguir um naco privilegiado do poder.
Outros com ares filosofais, dado a potencialidade do “sabem”, trocam todo o idealismo por uma oferta de um subemprego, por uma ajuda financeira qualquer ou por uma prestação de serviço para si ou para familiares, que na sua maioria, recebem um salário que é dividido para dois. 
O pregão eleitoral em Senador Eloi de Souza está em alta, a botija do dinheiro público, está sendo usada para formação de palanque político ou pela promessa do voto na urna.
Quem quiser ser mercadoria de consumo, farinha de fim de feira, basta procurar, o “pseudo profeta” e controlador das finanças da Prefeitura Municipal de Senador Eloi de Souza, que pelo menos, nesses próximos seis meses que antecedem as eleições, seus problemas será resolvido, nem que seja momentaneamente.

DEMOCRATAS LANÇA CAMPANHA “100% IMPEACHMENT”

A bancada do Democratas no Congresso Nacional promoveu, no início da tarde desta terça-feira (22/03), ato em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com o slogan “DEM: 100% impeachment”, parlamentares anunciaram união do grupo na adesão total ao impedimento da Presidente petista.
“Aquilo que ouvimos nas ruas durante as manifestações nós vamos fazer no Congresso Nacional, a sociedade quer o impeachment já. Esse é um ato de afirmação partidária pelo crescimento e sobrevivência de um partido que há doze anos está na oposição”, destacou o Presidente Nacional da legenda Senador José Agripino (RN).
O parlamentar potiguar também ressaltou o crescimento do DEM com a janela partidária. “Estamos há 14 anos fazendo oposição e alertando para os desmandos do governo do PT. Agora, nada mais natural e coerente do que estarmos em sintonia com a voz das ruas pelo fim desse governo que esfarelou nosso País”, acrescentou Agripino que, durante o evento, também aproveitou para falar sobre as sete filiações de Deputados Federais realizadas nos últimos dias pelo Democratas.

GOVERNO DO RN DECRETA PONTO FACULTATIVO NO DIA 24 DE MARÇO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo no dia 24 de março (quinta-feira) nos órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Funcional.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de nº 13.645 dessa terça-feira (22/03). O motivo são as festividades relacionadas ao feriado da Semana Santa.
O Decreto não se aplica às atividades que sejam consideradas essenciais. O expediente volta ao normal na próxima segunda-feira (28/03).

GOVERNADOR ROBINSON FARIA ANUNCIA RESTAURAÇÃO DE 12 RODOVIAS ESTADUAIS, ENTRE ELAS A RN 120

A RN 120, teve ordem de serviço para ser restaurada pelo Governo do Estado. A restauração acontecerá por toda a rodovia, trecho entre Senador Eloi de Souza, São Paulo do Potengi, Bento Fernandes, João Câmara, totalizando 56 km.
Além da RN 120, outra rodovia na Região Potengi será beneficiada com esta ação do Governo, a RN 093 no trecho entre Ruy Barbosa e Barcelona. 
No geral serão 12 rodovias recuperadas em todo o Rio Grande do Norte. Serão restauradas três mil quilômetros da malha viária do Estado, que representam 100% das estradas sob a responsabilidade do Estado. As ordens de serviços foram assinadas na ultima quinta-feira (17/03), pelo Governador Robinson Faria.