terça-feira, 30 de abril de 2013

ROBINSON FARIA SE DIZ A VONTADE PARA NEGOCIAR CANDIDATURA AO GOVERNO COM PT

Presidente do PSD no Rio Grande do Norte, o Vice-Governador Robinson Faria se diz “à vontade” para negociar uma aliança com o PT visando o projeto de candidatura ao governo em 2014. 
Depois que o Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu apoio aos petistas para a disputa de Dilma Rousseff pela reeleição ao governo federal em 2014, a possibilidade de aliança no Rio Grande do Norte e outros Estados onde o partido postula lançar candidato ficou em aberto. 
“Como partido que forma o arco de oposição ao governo do DEM, é muito fácil dialogar com o PT”, explica Robinson Faria, admitindo a intenção de negociar. “Posso afirmar que estou buscando formar uma chapa competitiva com a participação dos partidos de oposição. Atualmente, o PT é um partido forte no Estado e devem deliberar sobre isso entre eles”, acrescenta. 
Sobre a aliança nacional com o PT, o Presidente Estadual do PSD elogiou a postura da legenda. “O partido garantiu apoio sem aceitar cargos. É uma postura nova e moderna. Isso dá leveza ao partido”, analisa. Quando anunciou o apoio ao PT, o Presidente Nacional do PSD deixou clara a intenção de viabilizar o maior número de candidaturas possíveis para os governos estaduais. 
Robinson Faria reforça que recebeu todo apoio ao projeto para o governo na última reunião com Gilberto Kassab, há cerca de dois meses. “O RN é um dos Estados em que o partido vê a possibilidade da candidatura. Não escondo meu projeto de me tornar Governador efetivamente, mas é algo que não depende só da minha vontade”, afirma. 
Do Portal No Ar

WALTER ALVES DEFENDE CONSTRUÇÃO DE CENTROS DE DETENÇÃO NAS CIDADES POLOS DO ESTADO

O Deputado Walter Alves (PMDB) solicitou do Secretário de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz Costa, que sejam construídos e implantados os Centros de Detenção Provisória (CDPs) em todas as cidades polos do Estado. 
Segundo o parlamentar, essa reivindicação é indispensável por causa da demanda alarmante de vagas para os detentos que já foram julgados ou aguardam julgamento nas Delegacias de Polícia de todo o Estado. 
“A finalidade dos CDPs é exatamente receber e manter os presos que praticaram delitos e ainda não foram julgados pela Justiça. Atualmente, devido à insuficiência desses Centros para abrigar a população carcerária no Rio Grande do Norte, tanto às condições de segurança, quanto as condições humanas, não vêm sendo observadas nas unidades em funcionamento”, afirma.

NELTER É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DO TJRN E SOLICITA COMARCA PARA LAGOA NOVA

O Deputado Estadual Nelter Queiroz (PMDB) se reuniu na manhã desta segunda-feira (29/04/2013), com o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargador Aderson Silvino, onde solicitou a instalação de Comarca no Município de Lagoa Nova, para atender também a demanda do município de Cerro Corá. 
Nelter justificou a instalação da Comarca no referido Município, alegando que só Lagoa Nova possui 15 mil habitantes. “Atualmente a demanda judicial de Lagoa Nova e Cerro Corá é atendida em Currais Novos, sobrecarregando, portanto, a Comarca”, afirmou. 
O Desembargador Aderson Silvino recebeu o pleito de Nelter com bons olhos e vai encaminhar para análise na comissão presidida pelo Desembargador Amilcar Maia. “É um pleito justo e legítimo que será analisado pela comissão e deverá ser atendido”, externou o Presidente do TJRN. 
Poços 
Apesar das chuvas caídas nos últimos dias em todo o Rio Grande do Norte, Nelter está preocupado na continuidade das ações por parte do Governo do Estado, para se conviver com as secas futuras. E também na manhã desta segunda, se reuniu com Isautino Guedes, Secretário-Adjunto de Recursos Hídricos, solicitando agilidade na instalação ou perfuração de poços tubulares em toda a Região do Seridó.

AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL NÃO ABRIRÃO NESTA TERÇA-FEIRA

As agências do Banco do Brasil vão parar por 24 horas a partir de hoje, dia 30. Em nota, o Sindicato dos Bancários anunciou que os funcionários paralisarão as atividades em protesto ao plano de funções comissionadas, medida implantada em janeiro que reduz em até 16,25% o salário dos bancários. 
A reivindicação é para que a direção do banco abra um processo de negociação imediato sobre o plano de funções. O Sindicato informa que, mesmo com a paralisação, os terminais eletrônicos vão funcionar normalmente.

CÂMARA DE VEREADORES DE JOÃO PESSOA APROVA TÍTULO DE “PERSONA NON GRATA” PARA NEYMAR

A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou na manhã desta quarta-feira (24/04/2013) o título de "persona non grata" para o jogador Neymar, do Santos e da seleção brasileira, após o atleta ter supostamente se referido aos jogadores do Flamengo do Piauí como "paraíbas" de maneira preconceituosa.
O caso aconteceu no jogo em que o Santos venceu o Flamengo do Piauí por 2 a 0, no dia 17, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. O título foi aprovado por unanimidade na casa legislativa da capital. Na terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou um "voto de repúdio" contra o jogador, também por unanimidade, pelo mesmo motivo. 
O requerimento do parlamento municipal de Campina Grande é apenas simbólico, serve apenas para registrar indignação. Por sua vez, o título de "persona non grata" dado pela Câmara de João Pessoa, impede que o jogador possa ser eventualmente homenageado pela cidade, de acordo com regimento da Casa. 
O voto de repúdio aprovado em Campina Grande foi de autoria do vereador Alexandre do Sindicato, que em suas justificativas criticou o "tom pejorativo" usado pelo atleta. "Ai daquele povo se não fossem os nordestinos. Isto tudo é lamentável", comentou o parlamentar. 
Depois do posicionamento da Câmara de Campina Grande, nesta quarta-feira foi a vez da Câmara de João Pessoa se manifestar e aprovar um título de "persona non grata" contra o atleta. Os dois documentos foram acatados por unanimidade. 
Na capital, a propositura foi de autoria do vereador Djanilson da Fonseca. Ele disse que se sentiu instigado pela população, tendo em vista a repercussão negativa que a possível declaração de Neymar causou entre os pessoenses. "Sou fã do jogador. Meu filho também é fã de Neymar. Mas eu não poderia aceitar passivamente esta atitude", explicou. 
Entenda o caso 
A polêmica em torno do jogador Neymar teve início após o jogador Lúcio Bala, do Flamengo-PI, afirmar ao término da partida contra o Santos pela Copa do Brasil que o atleta do Santos teria se referido a ele e seus colegas de clube como "paraíbas", em tom pejorativo. A possível declaração de Neymar também foi confirmada pelo treinador do clube piauiense, Josué Teixeira. 
O jogador do Santos e da Seleção Brasileira negou veementemente o fato. Ele comentou que nunca ofendeu ninguém em tom preconceituoso, que seu irmão é nordestino e ainda acusa Lúcio Bala de estar mentindo.
"Você sabe que meu irmão, o Joclécio (amigo considerado membro da família de Neymar dada a proximidade e convivência) é nordestino, pernambucano. Eu não ia admitir que alguém chamasse ele de paraíba. Os caras estão loucos. No Santos tem jogadores nordestinos. Vai lá perguntar para eles se eu gosto desse tipo de brincadeira. Para, né? Chega! Eles sabem o que aconteceu dentro de campo. Eu não ofendi ninguém e eles sabem disso. Ponho minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilo", declarou Neymar. 
Do G1 PB com Globoesporte.com/PB

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CHARGE: O PIOR É QUE É VERDADE…


FPM DE ABRIL FRUSTRA PREFEITOS E FECHA 10,03% MENOR QUE O MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO

Alerta geral para os Prefeitos. A expectativa de que o Fundo de Participação dos Municípios poderia ter um reajuste não se configurou por completo. Em relação ao mês de abril do ano passado, a queda foi 10,03%. Já no comparativo com o março deste ano o aumento foi de 8,78%. 
A frustração dos Gestores Municipais se tornou maior porque a previsão do Tesouro Nacional era de 34% do FPM em relação ao mês anterior.

FUMAÇA DE CIGARRO, MESMO APAGADO, IMPREGNA AMBIENTE E ELEVA RISCO DE CÂNCER

Antes o cigarro só fazia mal a quem fumava. Depois passou a ser vilão também para quem inalasse a fumaça, ou seja, mulher de fumante é fumante passiva. Agora, de acordo com pesquisadores americanos, o tabagismo ganha mais uma culpa: mesmo com a brasa já há tempos apagada, ambientes devidamente defumados pelo tabaco são impregnados de partículas com efeitos cancerígenos por até dois meses, batizados com a expressão inglesa “thirdhand smoke”, ou “fumo de terceira mão”, em tradução livre. Isso mesmo, se seu filho vai à escola no carro em que você fuma o resto do dia, ele está mais exposto que aquela criança com pais que não gostam de tabaco. 
Como se trata de um tema de estudo recente - os primeiros trabalhos de referência começaram a ser publicados em 2009 -, o que se conseguiu provar até agora é que o risco existe. Mas ainda não se sabe se o fumo passivo é mais ou menos perigoso que o efeito dos ambientes impregnados por nicotina. 
A principal substância em questão é a nitrosamina. É o cancerígeno resultante da queima da nicotina e se apresenta em várias versões. Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, tido como referência desde então, provou que o óxidos de nitrogênio disponíveis no ar, sobretudo nas grandes concentrações urbanas e industriais, reagem com a nicotina impregnada a ponto de torná-la de novo em nitrosamina inalante. O problema é que resíduos de nicotina têm capacidade de ficar depositados em superfícies de ambientes fechados, assim como em tecido e na pele humana. 
Neste caso, entra em cena uma nova vítima do cigarro: nem o primeiro, aquele que traga; nem o segundo, que respira a fumaça; mas o que convive com a nitrosamina que reagiu com o óxido nítrico. 
- Sabemos muito pouco sobre os riscos do “fumo de terceira mão” em separado daqueles causados pelo fumo passivo, sobretudo porque é difícil medir um sem o outro. Crianças que são expostas à fumaça também frequentam ambientes impregnados pelas partículas - explica a pediatra Suzanne Tanski, da Universidade de Dartmouth-Hitchcock, nos EUA, e uma das pioneiras do estudo dos efeitos dos resíduos da nicotina. 
Fonte: Jornal O Globo

domingo, 28 de abril de 2013

VALÉRIO MARINHO ASSUME PRESIDÊNCIA DO PSDB NO RIO GRANDE DO NORTE

Ninho tucano! 
Neste domingo (28/04/2013) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal do Natal, a convenção estadual do PSDB. 
O suplente de Senador Valério Marinho, pai do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho assumiu o comando da legenda no Estado. 
A Governadora Rosalba Ciarlini prestigia o evento. Vários Deputados também marcam presença. 
No Rio Grande do Norte, o PSDB está com 56 comissões provisórias ativas. Em mais de 100 cidades o partido está inativo atualmente.

GILBERTO KASSAB VAI NEGOCIAR APOIO DO PSD A DILMA EM TROCA DO APOIO DO PT A QUATRO CANDIDATOS, INCLUSIVE ROBINSON

A informação está publica neste domingo (28/04/2013), na coluna Panorama Político, assinada pelo Jornalista Ilimar Franco, n’O Globo
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, garantiu apoio à reeleição da presidente Dilma sem ganhar ministérios esse ano, mas prepara o pacote de pedidos para 2014. Para integrar a coligação petista, Kassab quer o apoio do PT para candidatos do PSD ao governo em quatro estados: Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte.

JOSÉ VIEIRA DESTACA COMPROMISSO DE JOÃO MAIA COM AÇÕES PARA OS AGRICULTORES

Durante seu discurso de filiação ao Partido da República, o Presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, José Vieira destacou o compromisso que o PR tem com ações que desenvolvam a vida dos potiguares, dentre elas a Agricultura. Sua filiação foi durante o Encontro Regional do PR no Vale do Açu, cuja ficha foi abonada pelo Presidente Estadual, Deputado Federal João Maia. 
José Vieira elogiou a postura de João Maia de ter colocado seu mandato na Câmara dos Deputados à disposição das ações que melhorem a convivência do homem no campo. “Somente neste ano João Maia colocou 300 mil reais para fazer qualificação rural dos produtores do Rio Grande do Norte. Pedimos a ele pra poder colocar uma emenda na medida provisória 610, de 1 milhão e 200 mil toneladas de milho e ele nos atendeu. Ou seja, João Maia é um homem preocupado com o desenvolvimento do RN e defende todos os interesses desse nosso Estado. Tudo que for bom para o RN ele está presente”, disse Vieira.

INFLAÇÃO!!!


PSD APOIA DILMA EM TROCA DE ALIANÇAS EM QUATROS ESTADOS, DENTRE ELES O RIO GRANDE DO NORTE

Ilimar Franco contou em sua coluna, Panorama Político, que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, garantiu apoio à reeleição da presidente Dilma sem ganhar ministérios esse ano, mas prepara o pacote de pedidos para 2014. Para integrar a coligação petista, Kassab quer o apoio do PT para candidatos do PSD ao governo em quatro estados: Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte (onde o vice-governador se apresenta como pré-candidato).

ROMPIMENTO: GARIBALDI VOLTA A CRITICAR ROSALBA

O Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, concedeu nesta sexta-feira (26/04/2013) entrevista ao Jornal Verdade (Sim TV), apresentado pelos Jornalistas Túlio Lemos e Daniela Freire. Na ocasião, o Ministro relatou sua inquietação em relação ao quadro da seca que, segundo projeções, pode ter dizimado entre 30 e 50% do rebanho norte-rio-grandense. 
Segundo Garibaldi Filho, é preciso que o Governo faça um levantamento da real situação através da Secretaria de Agricultura, além de fomentar a recuperação da economia da cadeia da agricultura e da agropecuária, os dois setores que mais sofreram em decorrência da seca. “É preciso que se tomem medidas além daquelas paliativas”, comentou. O Ministro cobrou ainda agilidade na instalação de poços artesianos para que o homem do campo tenha acesso à água. 
Além da questão da seca, o Ministro Garibaldi abordou o cenário político potiguar em face às eleições do próximo ano. Questionado sobre a continuação do PMDB como partido da base do Governo, Garibaldi afirmou que a sigla permanece aliada auxiliando nas demandas que se traduzam em benefícios para o Rio Grande do Norte. 
O Ministro alegou que no próximo dia 10 de maio haverá uma reunião que contará com a participação de todo o PMDB do RN, ocasião em que, segundo o Ministro, poderá ser abordada a permanência ou não do partido no grupo de apoio governista. “Certamente ouviremos muitas inquietações, mas temos que esperar”, resumiu Garibaldi.

ROBINSON FARIA AFIRMA: “APOIO DO PMDB SERÁ FUNDAMENTAL NA ELEIÇÃO DE 2014”

O Presidente do PSD, Vice-Governador Robinson Faria, disse que o apoio do PMDB será fundamental nas eleições do próximo ano, devido à importância política e ao peso eleitoral da legenda no Brasil e no Rio Grande do Norte. O Vice-Governador se reuniu com o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), e com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), em Brasília, esta semana. 
Na pauta da conversa, avaliação do quadro sucessório para 2014. “Sempre que vou a Brasília, faço uma visita. Não teve nada de novo. Conversei com Garibaldi e Henrique. Apenas exercício, nenhum tipo de combinação e entendimento. Até porque Henrique é aliado da Governadora Rosalba Ciarlini e do governo. Pelo menos, por enquanto. Não sei se vão até o fim. Não falaram nada. Nem eu perguntei”, afirmou Robinson Faria ao Jornal de Hoje.

JOSÉ ADÉCIO: “GOVERNO DILMA PROMETE MILHÕES, MAS SÓ CHEGAM TOSTÕES”

Deputado Estadual pelo DEM, José Adécio afirmou na manhã desta quinta-feira (25/04/2013), em entrevista ao Jornal de Hoje, que o governo federal promete milhões para o Rio Grande do Norte, mas os recursos não chegam na quantidade e na velocidade desejadas. 
Ele elogiou a posição da Governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que, nesta semana, cobrou publicamente uma maior atenção do governo federal em relação ao Estado. “A postura do governo estadual em relação à seca é menos do que deveria ser. Entendo a limitação de recursos. Por isso, quero parabenizar a Governadora Rosalba pela cobrança que fez pública do governo federal. Porque se fala em milhões e milhões, quando na verdade só chegam tostões”, declarou José Adécio.

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE SE FILIA AO PR

Durante o Encontro Regional do PR do Vale do Açu o Presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, José Vieira anunciou sua filiação ao Partido da República. Sua ficha foi abonada pelo Presidente Estadual da legenda, Deputado Federal João Maia e pelo Deputado Estadual George Soares, na presença de centenas de lideranças do partido, dentre eles Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e filiados de vários Municípios do Vale. 
João Maia comemorou a vinda de José Vieira para o partido. “Hoje é um dia especial, primeiro porque estamos recebendo de braços abertos o José Vieira, defensor dos agricultores do Rio Grande do Norte e hoje faz parte da Família PR. E nossa outra alegria é a criação sob orientação de George Soares do PR Jovem e PR Mulher aqui em Açu”, disse. 
Em seu discurso já como filiado ao PR, José Vieira destacou a importância que os partidos tem no desenvolvimento e fortalecimento da sociedade, e justificou seu ingresso no PR. “Eu acredito no PR e no projeto de João Maia porque ele foi vítima da seca, saiu do RN, lutou e venceu pela dedicação e competência, e conseguiu voltar. É um homem preocupado com o desenvolvimento e defende todos os interesses desse nosso Rio Grande do Norte. Tudo que for bom para o nosso Estado ele está presente, principalmente quando a luta diz respeito ao homem do campo”, destacou José Vieira.

USO DO CELULAR AO VOLANTE RENDEU 3.284 MULTAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

Dirigir, ler as placas de trânsito, obedecer às normas de circulação e ainda ficar alerta para os imprevistos, como uma freada brusca do carro da frente ou um pedestre desatento. Uma parcela considerável dos motoristas acredita que dá para fazer tudo isso e ainda falar ao celular, trocar mensagens e até usar a internet enquanto conduz o veículo. No primeiro trimestre do ano, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) emitiu 3.284 multas pelo uso irregular do telefone, número 50% maior do que as 2.183 aplicadas no mesmo período de 2012 — os dados de 2013 significam que, todos os dias, 36 condutores são autuados pela irregularidade. 
Para inibir esse tipo de conduta, a Câmara dos Deputados quer mais rigor na punição aos infratores. Em vez de infração média, com multa prevista de R$ 85,14 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor flagrado teria de pagar R$ 127,69 (grave) e perderia cinco pontos. O projeto se soma a outros, que têm tornado a punição para o infrator mais pesada, como no caso dos rachas.

PESQUISA REALIZADA POR ESPECIALISTAS BRITÂNICOS REVELA QUE UM REFRIGERANTE POR DIA AUMENTA RISCO DE DIABETES

Beber uma ou mais latas de refrigerantes por dia aumenta o risco de diabetes na vida adulta, de acordo com um estudo europeu publicado na revista britânica Diabetologia. A pesquisa parece confirmar estudos americanos sobre o mesmo tema.De acordo com seus coordenadores, do Imperial College London, quem bebe uma lata por dia de refrigerante sem ser diet tem um risco de desenvolver diabetes 20% maior do que quem consome uma lata ou menos por mês. 
“E para cada lata de refrigerante que um indivíduo bebe por dia, o risco de diabetes aumenta mais”, disse à BBC a pesquisadora Dora Romaguera, do Imperial College London.A pesquisa foi realizada a partir de dados coletados no Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha, Suécia, França e Holanda. Nela, cerca de 350.000 pessoas foram questionadas sobre sua dieta.

CARNE VERMELHA AUMENTA RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS, DIZ PESQUISA

Além da gordura e do colesterol, cientistas descobriram mais uma razão por que o consumo de carne vermelha aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Segundo pesquisa americana publicada no periódico Nature Medicine, o metabolismo da substância L-carnitina por bactérias no intestino humano produz uma substância que favorece o acúmulo de gordura nas paredes arteriais, podendo desencadear um processo de aterosclerose. 
A L-carnitina, também presente em bebidas energéticas e consumida como suplemento alimentar, é um nutriente natural da carne vermelha, cuja promessa é ajudar a queimar gordura e emagrecer mais rápido. Os resultados da pesquisa, porém, mostraram que um consumo excessivo da substância pode ser prejudicial à saúde. Não por conta da L-carnitina diretamente, mas de uma substância derivada dela, chamada TMAO. 
Em uma série de experimentos comparativos, os cientistas demonstram que há uma relação direta entre a produção de TMAO e risco elevado de doenças cardiovasculares. Um risco que ainda não está totalmente quantificado, mas que “parece ser bastante significativo”, segundo o autor principal do estudo, Stanley Hazen, do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Cleveland Clinic, em Ohio, Estados Unidos.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

FERNANDO MINEIRO: “SÓ LAMPIÃO RESSURGINDO PARA ROSALBA REAGIR”

Entrevistado nesta quarta-feira (24/04/2013) no repórter 98, o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT) disse que o governo Rosalba sofre de imobilismo. Ele salientou que além dos problemas em decorrência da estiagem, o governo ainda tem o problema de gestão. 
Ele inclusive citou uma brincadeira que circula na Assembléia: só o reaparecimento de Lampião faria Rosalba reagir. 
O petista disse que os ecretários de Rosalba, não têm autonomia para comprar um cibazol. “Tudo é centralizado no Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto, marido da Governadora”. 
Desgaste 
Mineiro afirmou que dificilmente os próprios aliados de Rosalba vão querer o apoio dela na eleição do próximo ano.

ROBINSON FARIA CONFIRMA CANDIDATURA A GOVERNADOR E NÃO ABRE PRA NINGUÉM

O Vice-Governador Robinson Faria confirmou que é candidato ao pleito de 2014 e negou que pretenda abrir a vaga na chapa do Executivo para um postulante do PMDB. Em Brasília, o Vice-Governador manteve conversas políticas com o Presidente da Câmara, Deputado Federal Henrique Eduardo Alves, e o Ministro da Previdência Garibaldi Filho. 
Mas, segundo o próprio Robinson, as conversas são buscando o apoio dos grupos políticos para a sua candidatura e não negociando abertura do espaço na disputa pelo Executivo. 
Além da ala peemeebista, o Vice-Governador e o filho, Deputado Federal Fábio Faria, também fazem contatos políticos com vistas a 2014 com a Vice-Prefeita de Natal Wilma de Faria e a Deputada Federal Sandra Rosado, ambas do PSB. 
Por Anna Ruth

“POSSO VOTAR EM ROBINSON FARIA PARA GOVERNADOR”, DIZ AGNELO ALVES

Mesmo se recusando a falar sobre política, num ano em que o Rio Grande do Norte enfrenta diversos problemas, com destaque para a seca, Agnelo Alves abriu uma exceção para declarar que poderá votar no vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, para governador nas eleições do próximo de 2014. 
“Me recuso a tratar de política porque a hora não é própria. A hora é de tentar emergentemente resolver o problema com a seca. E depois organizar o projeto de implante dessas medidas”, destacou. “Mas posso votar em Robinson. Ainda agora, lá na terra da governadora, ela foi vaiada e ele foi aplaudido. Acho isso um sintoma ruim para ela e um sintoma bom para ele”, completou. 
Fonte: Jornal de Hoje

CHARGE: QUEM VOCÊ MANDARIA PARA MARTE?


LEI GARANTE OBRIGATORIEDADE DE CIRURGIA REPARADORA DE MAMA PELO SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a realizar cirurgia plástica reparadora da mama após a retirada em decorrência de câncer – preferencialmente no mesmo procedimento cirúrgico. A determinação foi publicada nesta quinta-feira (25/04/2013) no Diário Oficial da União. 
De acordo com a Lei nº 12.802/13, quando existirem condições técnicas, a reconstrução deverá ser feita juntamente à retirada da mama e, no caso de impossibilidade de reconstrução imediata, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia logo após alcançar as condições clínicas requeridas. 
A norma entra em vigor na data da publicação.

PR REALIZA ENCONTRO REGIONAL EM ASSÚ NESTE SÁBADO

Neste sábado (27/04/2013), a partir das 09h00m, na cidade de Açú, o Partido da República (PR) vai realizar mais um Encontro Regional no Rio Grande do Norte. 
Seguindo a orientação do Presidente Estadual do PR, Deputado Federal João Maia, o encontro servirá para criação dos Conselhos de Ética e de Estratégia e Desenvolvimento partidário, além de discutir a formação do Núcleo Regional do Oeste e do Vale do Açu. 
O evento, que vai acontecer na Câmara Municipal de Assú, dará sequência aos encontros promovidos pelo PR, como foi o primeiro Encontro Regional do Médio Oeste, realizado no último mês de março. 
Durante o Encontro Regional do Oeste e Vale do Açu serão lançados: o PR Jovem e o PR Mulher do Município de Assú, com as presenças do Presidente Estadual do PR Jovem, Deputado Estadual George Soares e da Presidente Estadual do PR Mulher, Shirley Targino. 
Na oportunidade, o Deputado João Maia estará reunido com as lideranças republicanas das cidades de: Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Serra do Mel, Carnaúbas, Assú, Upanema, Triunfo Potiguar, Paraú, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e Guamaré. 
Com o lema “Mais perto das bases, mais perto do povo”, os encontros regionais obedecem um calendário de datas que vem sendo elaborado pelo Diretório Estadual.

HIPERTENSÃO ATINGE 6% DAS CRIANÇAS E JOVENS BRASILEIROS

Médicos do Incor alertam que, sem diagnóstico precoce, esta população corre o risco de no futuro fazer aumentar uma estatística que já é alarmante: a cada 2 minutos, uma pessoa morre por problemas cardiovasculares no Brasil, totalizando 300 mil mortes por ano. 
Os médicos do Incor estão especialmente preocupados com a alta incidência desta doença em pessoas que sequer chegaram à vida adulta. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 6% das crianças e adolescentes brasileiros já podem ser considerados hipertensos (em adultos, esta incidência é de 30%). 
Nestes jovens e crianças, o fator genético é potencializado, na maioria dos casos, pela combinação perversa entre obesidade e sedentarismo – dois fatores que podem ser plenamente controlados por meio do esforço conjunto da família e da sociedade, diz o Cardiologista Luiz Bortolotto, diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Incor.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O GOVERNO MANDA AJUDA PARA BOLÍVIA E CUBA E NÃO MANDA PRO NORDESTE

Durante entrevista ao Jornalista Robson Carvalho no programa Espaço Cidadão, na noite desta segunda-feira (22/04/2013), o Deputado Estadual Tomba Farias (PSB) questionou a falta de ajuda rápida aos Municípios afetados pela seca. 
“Se tem dinheiro para ajudas internacionais como para a Bolívia e para Cuba, por que não chega para o Nordeste? Nossa região elegeu Dilma e Lula, eu votei neles, então está na hora de ajudarem nossa população nesta situação difícil” disse. 
O parlamentar ainda questionou as ações do Governo Federal. “Hoje, o executivo nacional anuncia cortes de impostos dos governos estadual e municipal. Está ficando inviável administrar um Município ou um Estado em uma situação emergencial como esta a que estamos vivendo” declarou Tomba.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS TÊM TRÊS COMPROMISSOS ATÉ O DIA 30 DESTE MÊS

O dia 30 de abril é o prazo final para execução de três compromissos na área de Educação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os Gestores Municipais para que não deixem de cumprir a data estipulada. 
O primeiro compromisso refere-se à prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 
A prestação é referente ao exercício de 2011 e 2012. As informações devem ser enviadas ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
A CNM ressalta que caso a administração municipal não envie a prestação de contas, pode haver a suspensão dos recursos. O gestor que ainda não tem acesso ao Sistema precisa se cadastrar no portal do FNDE ou entrar em contato por telefone, no número 0800616161.

TV ASSEMBLEIA CONVOCA CÂMARAS MUNICÍPAIS DO RIO GRANDE DO NORTE PARA REUNIÃO SOBRE EMISSORAS LEGISLATIVAS

As Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte interessadas em instalar emissoras de TVs Legislativas estão convidadas a participar de uma reunião na Assembléia Legislativa no dia 10 de maio, às 09h00m, que vai tratar sobre os aspectos técnicos, financeiros e legais que envolvem a criação de um canal de televisão. As inscrições podem ser feitas na TV Assembléia pelo telefone 84 3232 5964 ou pelo email gerenciartv@rn.gov.br
O workshop coordenado pela TV Assembléia terá participação de representantes da TV Câmara Federal para explicar o funcionamento da Rede Brasileira de Televisões Legislativas, que com a expansão do sistema digital vai propiciar a divisão de um único canal em quatro faixas a serem preenchidas com a programação da TV Câmara Federal, TV Senado, TV Assembléia e TV Câmara Municipal. 
Segundo o Diretor de Rádio e TV da Assembléia, o Jornalista Maurício Pandolphi, o processo será agilizado e em breve estará em operação no Rio Grande do Norte, cabendo às Câmaras Municipais se adequarem no que diz respeito à legislação e a previsão orçamentária. “Estou surpreso porque várias cidades pequenas estão aderindo. Vamos oferecer uma assessoria às Câmaras Municipais para que possam ter seus próprios canais de televisão com o objetivo de divulgar a atividade parlamentar”, declarou.

PRESIDENTE DA FAERN DIZ QUE “EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE OS DISCURSOS EM BRASÍLIA E AS AÇÕES PARA ENFRENTAR EFEITOS DA SECA”

Ao participar na manhã deste sábado (20/04/2013), em Assú, da solenidade de instalação oficial do Gabinete de Gestão Integrada de Convivência com a Seca (Gicons), iniciativa da Prefeitura de Assú, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira, não poupou críticas ao imobilismo do Governo Federal em chegar com ações concretas para auxiliar os produtores rurais no enfrentamento aos efeitos da seca que assola o Nordeste. 
Em seu discurso José Vieira disparou: “Existe uma diferença muito grande entre os discursos proferidos em Brasília e as ações que chegam efetivamente para ajudar os produtores nordestinos que enfrentam essa seca severa”. 
José Vieira ressaltou ainda que “foi preciso o preço do tomate e da farinha disparar para que os políticos em Brasília tivessem consciência da gravidade da seca no Nordeste”. 
Recursos financeiros 
O Prefeito Ivan Júnior afirmou que o executivo municipal já destinou recursos financeiros para a manutenção de poços e bombas (R$ 200 mil), instalação de novos poços/bombas (R$ 360 mil), contratação de mais carros pipas, no valor R$ 312 mil, e aquisição de cestas básicas. “A Prefeitura de Assú também irá utilizar maquinário do executivo municipal para a escavação de cacimbas, barreiros e, naquelas localidades com potencial, a construção de barragens subterrâneas”, comentou o Prefeito. 
Outra ação a ser implantada pelo gabinete será o incentivo ao plantio de palma forrageira para dotar as propriedades rurais com alimento para o rebanho em épocas de estiagem.

MAIS DE UM MILHÃO DE NOVAS LINHAS DE CELULARES FORAM HABILITADAS EM MARÇO

No mês de março próximo passado, foram registradas mais de 1,01 milhão de novas habilitações de linhas de telefones celulares no País. Com isso, o Brasil alcançou 264,05 milhões de acessos móveis, o que representa um crescimento de 0,38% na base de assinantes em relação a fevereiro, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 
A teledensidade em março chegou a 133,67 linhas habilitadas para cada grupo de 100 habitantes. A maioria das linhas registradas (80,05%) eram acessos pré-pagos e 19,73% eram pós-pagos. A banda larga móvel totalizou 68,26 milhões de acessos. 
Em março, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,78% de participação, seguida pela TIM, com 26,98%, da Claro, com 25,11%, da Oi, com 18,74%, da CTBC, com 0,32% e da Sercomtel, com 0,03%. A Porto Seguro, que opera como autorizada da rede virtual, registrou 0,02% de participação no mercado.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DESCULPAS PARA BEBER A CADA DIA DA SEMANA


EM ENCONTRO COM PREFEITOS, JOÃO MAIA COBRA DOS GOVERNOS AÇÕES EMERGENCIAIS CONTRA A SECA

O Presidente Estadual do PR, Deputado Federal João Maia destacou a necessidade de eleger as prioridades para destinar as emendas e apresentar os projetos aos Ministérios. Na segunda-feira, o Deputado deverá fazer a apresentação das prioridades e chamou a atenção dos Prefeitos para priorizar o envio dos projetos. A seca foi um dos principais assuntos abordados pelo Deputado João Maia. "Precisamos de soluções definitivas, mas precisamos de ações de emergência", disse. A relação do agricultor com o Banco do Nordeste também foi criticada pelo Deputado. "O banco sabe que o crédito não presta e o agricultor sabe que não pode pagar. O banco obriga o agricultor registrar a confissão de dívida e isso precisa mudar. O agricultor não sabe onde buscar para pagar a dívida", defende o Deputado. 
João Maia também citou exemplos de projetos, como o Programa de Apoio e Desenvolvimento da Aquicultura, do Ministério da Pesca, onde quem participa recebe um trator de esteira e uma escavadeira. "Temos que ter obras estruturantes para ajudar a conviver com a seca. A gente tem que aprender a gerir água. Fazer as interligações das bacias. Se tivermos um sistema que se possa interligar e administrar quando faltar. Eu acredito em parcerias. Precisamos procurar ajuda", argumentou João Maia. 
A mesa do encontro foi composta pelo Deputado João Maia, o Deputado Estadual George Soares, o Prefeito Jaime Calado, o Presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, Geraldo Veríssimo, o Vice-Prefeito de Jardim de Angicos, Victor Teixeira e o Presidente da FAERN (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte), José Vieira.

GUSTAVO CARVALHO DEFENDE MELHORIAS PARA SALVAR O CORPO DE BOMBEIROS

“É necessário mais investimentos do Governo do Estado na corporação. É hora de invertermos. Em vez de os bombeiros nos salvarem, precisamos salvar os bombeiros”, alfineta Gustavo Carvalho. 
O Deputado Estadual Gustavo Carvalho (PSB), reiterou, da tribuna da Assembleia Legislativa, seu compromisso em estabelecer uma Segurança Pública melhor para o Estado, defendendo investimentos, mais condições de trabalho e valorização para os profissionais que atuam nas Policias Militar, Civil, Corpo de Bombeiro e no Sistema Penitenciário potiguar. 
Bastante preocupado com o atual quadro do Corpo de Bombeiros, o Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Gustavo Carvalho, cobrou a Governadora, Rosalba Ciarlini, via Secretario de Segurança, Aldair Rocha, e ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel, Elizeu Lisboa Dantas, mais investimentos de estrutura e de pessoal na corporação, que hoje conta com um contingente de apenas 675 bombeiros para atender a todo o território Norte-rio-grandense.

PARAGUAI ELEGE NOVO PRESIDENTE

Horácio Cartes, Presidente do Paraguai 
O empresário multimilionário Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado, foi eleito neste domingo (21/04/2013) Presidente do Paraguai. Ele assumirá no dia 15 de agosto, para um mandato de cinco anos. A eleição marca a volta dos colorados ao poder. O partido centenário governou o País durante 61 anos (35 deles na ditadura), até ser derrotado nas últimas eleições presidenciais. 
“Tenho certeza que ganhou a República do Paraguai”, disse Cartes no seu discurso de vitória. De acordo com resultados preliminares, divulgados pela Justiça Eleitoral paraguaia, ele conquistou 46% dos votos – nove pontos percentuais acima do segundo colocado, o candidato do Partido Liberal Radical Autêntico (atualmente no governo), Efraín Alegre, que conquistou 37% do eleitorado. “A todos que não nos votaram, prometo fazer todo o esforço para conquistar a sua confiança”, prometeu Cartes.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PASSA A VALER PARA CIDADES COM ATÉ 50 MIL HABITANTES

Cerca de cinco mil Municípios brasileiros com até 50 mil habitantes têm até o final do próximo mês, dia 27 de maio, para colocar na internet um site com informações sobre seus gastos públicos. Chamado de “Portal da Transparência”, trata-se de um canal onde o cidadão deve ter acesso, em tempo real, às informações relativas às receitas e despesas, aos programas e às execuções realizadas pelas administrações municipais. As Prefeituras que desrespeitarem a Lei podem ser penalizadas. Uma das punições é o corte de transferências voluntárias como, por exemplo, convênios com a União ou o Estado. 
No entanto, é preciso que as Prefeituras atualizem o site em tempo real, lançando todos os atos praticados pelas unidades gestoras do Município, inclusive recursos extraorçamentários. “Nem todas as Prefeituras que cumprem o prazo estabelecido para a exposição dos dados cumprem essa outra determinação. O site deve ser atualizado em, no máximo, até 24 horas do último lançamento contábil e também oferecer uma ferramenta de filtro que facilite a busca. Só assim seu objetivo será de fato alcançado”, diz Walter Penninck Caetano, Diretor da Conam – Consultoria em Administração Municipal.

TAC, NEM PENSAR

Deu no Cláudio Humberto: 
O Jurista Luiz Moreira dará uma dica aosPprefeitos no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, para evitar rolos na Justiça: “Não assinem Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. Isso restringe o mandato de vocês”.

FÁBIO FARIA RECEBE PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM POÇO DE VARAS, NO ALTO OESTE

O Prefeito de Coronel João Pessoa, Francisco Alves da Costa “Pachica”, e o Ex-Prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, apresentaram nesta quarta-feira (17/04/2013) ao Deputado Federal Fábio Faria (PSD-RN) o relatório geral da Barragem Poço de Varas, que será construída em Coronel João Pessoa e vai beneficiar toda a região do Alto Oeste. O projeto executivo e o levantamento cadastral para a realização da obra foram viabilizados por emenda individual do Deputado Fábio Faria para o DNOCS-Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, no valor de R$ 250 mil, ao Orçamento Geral da União de 2011.
“Tenho insistido na construção da Barragem Poço de Varas, inclusive indiquei emenda de bancada em 2008 e 2010 para a obra no valor de R$ 20 milhões, mas não conseguimos liberar os recursos. Destinamos a emenda individual em 2011 para a realização do projeto técnico pelo DNOCS e agora, com esse estudo concluído, temos grande expectativa que a obra seja viabilizada rapidamente, pela importância do reservatório para a região do Alto Oeste e o compromisso do órgão com esse tipo de investimento”, avalia o Segundo Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria.

ROBINSON FARIA E WILMA SÃO AMEAÇAS AOS ALVES E A ROSALBA

De uma velha raposa olhando a cena política: ‘A Governadora Rosalba Ciarlini tem que ser candidata à reeleição. Qualquer outra candidatura exigirá desincompatibilização e quem assume é Robinson’. 
Este fato, segundo a mesma raposa, provoca dois efeitos: leva o PMDB a apoiar Rosalba de qualquer jeito ou lançar Garibaldi ou Henrique’. E completou: “Se não quiserem ter Wilma de novo no poder”. 
De Vicente Serejo

PROJETO DE WALTER ALVES GARANTE ISENÇÃO PARA ENERGIA NOS PERÍODOS DE SECA

O Deputado Estadual Walter Alves (PMDB) apresentou, nesta quarta-feira (17/04/20123), um Projeto de Lei que garante isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) nas contas de energia para o pequeno produtor rural durante os períodos de grave estiagem. 
O parlamentar espera, com a medida, reduzir os impactos provocados pela falta de chuvas para os produtores, que sofrem com a escassez de água. “O meio rural necessita receber incentivos concretos e imediatos para que o homem do campo nele permaneça e para que esse trabalhador tenha condições de continuar desenvolvendo suas atividades em níveis satisfatórios. O estado deve incentivar e promover a redução de custos incidentes sobre essa importante atividade”, alertou.

FÁBIO DANTAS PEDE PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA SECA

O Deputado Estadual Fábio Dantas (PHS) deu entrada num requerimento solicitando que os Municípios atingidos pela seca sejam incluídos num programa de distribuição de alimentos, feito pelo Governo do Estado. Durante seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que não é só o rebanho que está sendo dizimado, mas a população também corre esse risco. “É preciso que o Governo crie mecanismos para alimentar esse povo, para cuidar da nutrição dessas pessoas”, declarou. 
O parlamentar afirmou que a Região Agreste e o Litoral do Estado também estão sofrendo as conseqüências da seca. “Essas regiões só ouviam falar de seca pelos noticiários, pois nunca tiveram problemas com abastecimento de água. Hoje, as pessoas começam a sentir um calor muito mais forte que em outros anos, nessa mesma época. Além de problemas de ordem econômica e social, essa situação faz com que os gestores precisem de muita criatividade para gerir os recursos, que já são escassos”, afirmou.

GUSTAVO CARVALHO REIVINDICA HELICÓPTERO PARA REFORÇAR SEGURANÇA DE MOSSORÓ

O Vice-Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Gustavo Carvalho reivindicou ao Governo do Estado via Secretaria da Segurança e da Defesa Social, a compra de um helicóptero destinado para reforça à segurança em Mossoró e várias cidades das regiões do Vale do Assú, Seridó, Médio e Alto Oeste. 
“Um helicóptero para Mossoró, para auxiliara no trabalho das Policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiro nas regiões do Vale do Assú, Seridó, Médio e Alto Oeste é uma grande necessidade que há muito tempo vem sendo reivindicada pelas autoridades policiais que atuam no combate a criminalidade no interior do nosso Estado”, justificou o parlamentar.

PRB TEM NOVO PRESIDENTE NO RIO GRANDE DO NORTE

O Presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA) e Vice-Presidente da Força Sindical do Brasil, Abraão Lincolin, assume, neste sábado (20/04/2013), às 10 horas, a Presidência do PRB – Partido Republicano Brasileiro, no Rio Grande do Norte. O evento acontece no Praia Mar Hotel e contará com a presença do Senador e Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella (PRB), além de lideranças políticas Nacionais e do Rio Grande do Norte.

CORAÇÃO AO INVÉS DE CHAMA DE FOGO NO PMDB

Deu em Lauro Jardim 
A tradicional chama que aparece há anos no símbolo do PMDB virou alvo de questionamento no partido.
Uma ideia de trocá-la pela imagem de um coração começou a ser discutida nos últimos dias, inclusive com defensores na cúpula da legenda.

terça-feira, 16 de abril de 2013

PREVISÃO PARA 2014…

O salário mínimo deverá passar para R$ 719,48 no próximo ano. O valor consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, enviado nesta segunda-feira (15/04/2013) pelo Executivo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o mínimo terá reajuste de 6,12% no ano que vem. Desde janeiro deste ano, o salário é de R$ 678,00
Pela legislação, o piso salarial deve ser elevado no primeiro dia do ano conforme a variação do INPC no ano anterior e a expansão da economia no ano retrasado – em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,9%.O projeto também prevê crescimento de 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 e inflação oficial também de 4,5% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 
Apesar da perspectiva de que o Banco Central volte a reajustar os juros básicos da economia na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, o documento indica manutenção da taxa Selic em 7,25% ao ano pelos próximos três anos, até o fim de 2016. Além disso, o projeto de LDO para o ano que vem espera que a taxa de câmbio médio seja de R$ 2,04 por dólar. Para 2013, a estimativa é para o câmbio é de R$ 2,00. A massa salarial nominal deve crescer 12,34%, em média, em 2014, após alta de 11,64% em 2013. 
META FISCAL 
A meta de superávit primário será de 3,1% do PIB em 2014, ou R$ 164,4 bilhões. O abatimento poderá ser de até R$ 67 bilhões do PAC e desonerações. De acordo com o documento divulgado pelo Planejamento, o governo federal não terá a obrigação legal de compensar resultados a menor de Estados e Municípios. A projeção de dívida líquida é de 30,9% do PIB no final de 2014 e de 33,4% em 2013. 
Fonte: Agência Brasil

ROBINSON FARIA DIZ QUE NÃO HÁ MAIS TEMPO PARA ROSALBA REVERTER DESGASTE COM A POPULAÇÃO

Robinson Faria diz não acreditar em quadro favorável a Rosalba. O Vice-Governador dissidente Robinson Faria (PSD) disse acreditar que não há tempo hábil para que a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) reverta o quadro de desgaste administrativo. 
Como exemplo, o líder pessedista apontou a segurança. “Não acredito porque é um governo com uma equipe que não tem planejamento, projetos. Como a gente vai evoluir na segurança com um orçamento que tem aprovado na Assembleia pífio para a segurança? Como a gente vai investir em tecnologia, contratar concursados, fazer uma fronteira digital. O nosso Estado não prioriza uma política pública de segurança. Não vejo que o Estado em um ano e pouco possa fazer um governo que atenda aos anseios populares”, disparou. 
Para o Vice-Governador dissidente, o que ocorre é fruto do despreparo da Governadora. “A governadora não se preparou para isso. Não tem uma equipe que planeje e temos um governo amador e improvisado”, acrescentou. 
Questionado se acredita que a aliança entre PMDB e governo tem prazo de validade, Robinson disse não ter elementos para fazer tal análise e que seu diálogo está restrito aos partidos que oficialmente fazem parte da oposição. “Não tenho informação para falar sobre o PMDB. Essa é uma relação entre PMDB e Governo. Cabe a mim dialogar com os partidos de oposição ao DEM que é o PSB, PSDB, PT, PDT e PC do B. Esses partidos unidos poderão formar a chapa vitoriosa de 2014 para Senado e Governo”, frisou. 
Numa outra pergunta, o Vice-Governador foi indagado se na opinião dele o governo Rosalba chegará ao fim antes do tempo. Robinson foi mais além: “O governo de Rosalba nunca começou. Não funcionam nem os serviços essenciais. Qual é a marca do governo Rosalba Ciarlini? Qual o projeto para prestar contas? Ela pega carona no aeroporto que não é dela. A Copa do Mundo também já estava acontecendo. A energia eólica é 100% privada. Ela não tem nem um projeto moderno e ousado”, concluiu. 
Do Mossoroense

segunda-feira, 15 de abril de 2013

CHARGE: RIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO…


MÊS DE MARÇO DE 2013 É O MAIS SECO DO SÉCULO NO RIO GRANDE DO NORTE

A cada dia que passa notícias e mais notícias sobre a seca que castiga o Nordeste são divulgadas e vem sendo vistas com preocupação pela população. 
A Tribuna do Norte em sua edição desse domingo (14/04/2013), mostra que o mês de MARÇO DE 2013, é o mais seco dos últimos cem anos. Desde 1911, nunca choveu tão pouco no mês de março, com precipitações cuja média estadual não superaram os 29,6 milímetros. O montante é 5,6 vezes menor do que o esperado para o período. 
Gilmar Bristot, Meteorologista da Emparn, explica que os meses de março e abril são decisivos para se delinear o comportamento das precipitações para o resto do ano. Como choveu tão pouco em março e a mesma tendência está em curso neste mês de abril, é possível que a situação se agrave nos próximos meses. “Tivemos o março mais seco da história, desde quando começamos a realizar os monitoramentos”, afirma Bristot. Prova disso é quantidade de cidades potiguares sem incidência de chuvas significativas, tornando o solo muito seco. Em abril de 2012 eram 111 Municípios; nesta sexta-feira, (12/04/2013), o total era de 136 cidades, incluindo o litoral, na mesma situação. 
Para ele, a situação é preocupante. Entretanto, o Meteorologista acredita que nos próximos dias a zonas de convergência que estão bloqueadas na atmosfera se movimentem e produzam chuva. Todavia, as previsões indicam mais estiagem. Para o litoral, o alento sustenta-se na possibilidade do período chuvoso se estender até meados de maio, diferente do sertão que se encerra ao final deste mês.

SECA: LIDERES SE REUNEM EM BUSCA DE SOLUÇÕES…

O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e mais quatro colegas da bancada federal; Betinho Rosado (DEM), Fátima Bezerra (PT), Felipe Maia (DEM) e Sandra Rosado ( PSB), reuniram-se com 22 dos 24 Deputados Estaduais do Rio Grande do Norte para discutirem saídas emergenciais para o agravamento da seca no Estado. Os Secretários de Agricultura, Júnior Teixeira, e de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, também participaram da reunião conjunta das duas bancadas na Assembléia Legislativa, em Natal. 
Henrique Alves demonstrou preocupação com os relatos dos colegas parlamentares, reforçando os depoimentos que ele mesmo ouviu, em Mossoró, no final de semana, quando esteve em diferentes eventos, um deles, promovido pela Federação das Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Norte (Fecam), com a presença de mais de mil Vereadores. “A situação já está saindo do quadro emergencial passando para estado de calamidade”, reconheceu o Deputado. 
No Alto Oeste, por exemplo, a barragem de Pau dos Ferros só dispõe de água até dezembro. Mas, já a partir do final deste mês passará a abastecer 13 cidades da região com a inauguração de uma nova adutora. A alternativa seria a construção de outra adutora, expressa, de 75 quilômetros, saindo da barragem de Santa Cruz, em Apodi, até Pau dos Ferros. O projeto, em fase de elaboração, custaria cerca de R$ 88 milhões e seria executado ainda este ano, antes do reservatório do DNOCS em Pau dos Ferros secar. 
Onde os reservatórios já secaram, a alternativa seria acelerar a perfuração de 847 poços tubulares, no valor de R$ 13 milhões, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), e a instalação de mais 118, já perfurados, com recursos do ministério da Integração Nacional. A instalação foi contratada, 80% dos serviços já foram executados, mas somente 25% foram pagos. Dos R$ 2,3 milhões previstos, somente R$ 500 mil foram liberados, segundo o Secretário de Recursos Hídricos. 
Outra questão levantada durante a reunião pelo Secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, foi a execução das dívidas dos proprietários rurais pelo Banco do Nordeste. O banco não estaria levando em consideração a seca e, em conseqüência disso, a falta de safra agrícola e morte dos rebanhos deixando o produtor rural sem recursos para pagar as dívidas. O Deputado solicitou uma audiência ao Presidente do BNB para tratar dessa questão, já nesta segunda-feira, em Fortaleza. 
Henrique Alves, com o aval dos colegas da bancada federal, se comprometeu em conversar com o Ministro da Integração Nacional e o Presidente da Funasa e solicitou aos Deputados Estaduais uma comissão representativa dos parlamentares para acompanhar o desdobramento dos próximos encontros e as ações de competência do Governo do Estado ou que dependam de aprovação da Assembléia Legislativa. 
Assessoria de Imprensa